Minhas 9 posturas de yoga para iniciantes favoritas (e porque eu amo tanto elas!)

Depois de 10 anos dando aula de yoga para iniciantes, eu finalmente resolvi fazer uma lista das minhas posturas favoritas. E ainda, explicar os motivos pelos quais eu amo tanto elas.

Eu sou apaixonada por várias posturas de yoga para iniciantes. Escolher apenas 9 foi uma tarefa muito complicada. Dentro do Yoga Integral, modalidade de yoga em que sou formada, existem muitas variações de uma mesma postura. Portanto, eu tenho muitas opções! Mas, eu respirei fundo e escolhi apenas algumas para não prolongar muito esse artigo.

As posturas do yoga, em geral, são separadas em anteflexões, retroflexões, lateroflexões, torções, invertidas, musculares, flexibilidade, equilíbrio e posturas de descanso. É claro que elas podem participar de dois grupos ao mesmo tempo. Por exemplo, pode existir uma postura muscular (de força) com invertida. Esse é o caso da postura do escorpião.

A postura sempre é classificada de acordo com a sua função principal. Um iniciante não precisa se preocupar com essas divisões. Estou falando sobre isso apenas para explicar como e por quê escolhi minhas posturas de yoga para iniciantes favoritas.

Para esse artigo, eu escolhi uma de cada grupo. Com isso, ao final você ter uma sequência de posturas completas para praticar.

O nosso querido Mestre Iyengar, diz que:

“Nosso corpo é o arco e os ásanas as flechas para atingir o alvo – a alma.”

Dessa forma, com posturas simples, penetramos na nossa alma e alcançamos o autoconhecimento expandindo a nossa consciência. Esse é o objetivo do Yoga. Qualquer postura de Yoga para iniciantes é uma ferramenta para conduzir a este estágio.

Leia também: 7 lições de Yoga – para iniciantes – que eu aprendi durante 10 anos de prática (A 5 MUDOU A MINHA VIDA).

MINHAS 8 POSTURAS DE YOGA PARA INICIANTES FAVORITAS

Vamos agora conhecer quais são minhas 8 posturas de yoga para iniciantes e porque eu amo tanto elas?

1- Paschimottanasana, a postura da pinça

Essa é uma postura de anteflexão. Ou seja, quando se realiza esse ásana (postura do yoga), a coluna vai para frente.

Eu amo essa postura de yoga porque ela alonga e alivia as minhas costas. Além disso, a compressão do abdômen massageia meus órgãos internos. Essa massagem estimula o bom funcionamento dos órgãos como pâncreas, baço, rins, fígado e intestinos.

Para quem sofre de dores do nervo ciático é uma boa postura para prevenir crises.

No livro a Auto-perfeição com Hatha Yoga, o sempre amado Professor Hermógenes, diz que:

“Os efeitos psíquicos são o aumento da autoconfiança, pois há a abertura do quadril, sensação de autodomínio, de leveza, energia e desperta a humildade.”

Eu sempre me sinto maravilhosamente bem após realizar essa postura.

Antes de passarmos para a minha segunda postura de yoga para iniciantes favorita, coloque seu e-mail abaixo para juntar-se aos nossos leitores e receber mais artigos como esse. 

2- Bhujangasana, a postura da cobra

Essa é uma postura de retroflexão. Ou seja, quando se realiza esse ásana (postura do yoga), a coluna vai para trás.

É uma postura bem conhecida em práticas de yoga de todos os níveis, inclusive com variações bem avançadas.

Se você sofre de problemas de coluna, principalmente na lombar, deve consultar um médico e seu professor de yoga, para que você receba variações mais simples dessa postura.

O bhujangasana fortalece toda a coluna e os glúteos. Tonifica e alonga os músculos do abdômen, além de trabalhar órgãos do baixo ventre e rins. Abre a região torácica, beneficiando o coração e pulmões. E trabalha o anahata chakra, o chakra cardíaco. Equilibrando o fluxo de energia nessa região.

3- Trikonasana, a postura do triângulo

Essa é uma postura de lateroflexão. Ou seja, quando se realiza esse ásana (postura do yoga), a coluna vai para a lateral.

O trikonasana é desafiador. Deve-se ter bastante atenção ao seu alinhamento. Aliás o trikonasana dessa imagem está um pouco desalinhado rs.

É uma postura de yoga para iniciantes que ajuda a queimar as gorduras abdominais. Fortalece costas, quadris e pernas. Também abre o peito favorecendo pulmões, coração e o chakra cardíaco.

4- Utkatasana, a postura da cadeira (variação com torção da coluna)

Essa é uma postura de torção. Ou seja, quando se realiza esse ásana (postura do yoga), a coluna sofre uma torção (como um pano sendo torcido).

A postura da cadeira original é com a coluna estendida. Mas, eu gosto bastante de variações. Então, coloquei uma variação aqui para você entender um pouco como as variações funcionam.

As torções da coluna auxiliam o corpo a eliminar toxinas beneficiando os órgãos internos. Além disso, fortalecem e alongam os músculos das costas, favorecendo a coluna vertebral.

Nesse caso, pernas e glúteos também estão sendo trabalhados e fortalecidos.

 

5- Sarvangasana, a postura da vela

Essa é uma postura de inversão. Ou seja, quando se realiza esse ásana (postura do yoga), ocorre a inversão do fluxo sanguíneo, em direção a cabeça.

Eu simplesmente amo essa postura e tenho muitos motivos para isso. Ela me relaxa profundamente e me traz uma incrível sensação de paz. Você também sente isso?

É uma excelente postura para acalmar o cérebro e aliviar o estresse. Ela stimula a tireóide, próstata e órgãos abdominais. E ainda, alonga ombros e pescoço.

Caso você tenha problemas na coluna cervical ou glaucoma, consulte sempre um médico e seu professor antes de realizar essa postura.

6- Chaturanga Dandásana, a postura da prancha baixa

Essa é uma postura muscular. Ou seja, quando se realiza esse ásana (postura do yoga), você está fortalecendo o seu corpo e ganhando tônus muscular.

Mas, Ceres! Essa não é iniciante. não…

Olha, veja pelo lado de que é um dos maiores desafios do iniciante. Está na saudação ao sol e se você treinar, logo você conseguirá.

Essa postura de yoga vai te fortalecer e preparar para posturas de yoga mais avançadas. Fortalece os seus ombros, braços, costas e o core.

Se você é do time que não curte muito essa postura, seja contagiado por mim! Eu amo! E supere-se!

7- Upavishta Konasana, a postura das mãos nos pés

Essa é uma postura de flexibilidade. Ou seja, quando se realiza esse ásana (postura do yoga), você está favorecendo determinadas articulações do seu corpo.

E ainda, está fazendo uma anteflexão. Após conquistar mais flexibilidade, você conseguirá chegar com a coluna para frente. Tocando as mãos nos pés e o peito no solo.

Comece pela abertura pélvica e vá progredindo de acordo com o que o seu corpo te permite.

Essa postura de yoga trabalha a abertura pélvica, fortalece e alonga os músculos da coluna, alonga a extensão dos músculos posteriores do corpo, ativa a circulação ao longo da coluna e principalmente aumenta a autoconfiança, poder de decisão e de domínio sobre o corpo. 

Por isso, eu amo essa postura e sempre a ensino nas aulas de yoga para iniciantes. Mesmo que seja um pouco difícil para você no começo, aos poucos o seu corpo vai aceitando a postura.

 

8- Vrikshasana, a postura da árvore

Essa é uma postura de equilíbrio. Ou seja, quando se realiza esse ásana (postura do yoga), você está trabalhando seu equilíbrio interno e externo.

Eu sou apaixonada por essa postura. Com os pés enraizados no solo e as mão e braços no ar, eu sinto minha base fortalecida e minha mente calma e conectada.

Essa postura ajuda a aumentar o equilíbrio emocional, concentração e auto confiança. Acalma profundamente o sistema nervoso: bom para pessoas nervosas. Melhora a sua postura de pé, trazendo maior consciência para a região dos pés e pernas. Fortalece as pernas. Traz paz a mente e ao coração, gerando equilíbrio através das forças do céu e da terra.

9- Balasana, a postura da criança

Essa é uma postura de descanso. Ou seja, quando se realiza esse ásana (postura do yoga), você está descansando todos os seus sistemas.

Que postura maravilhosa e aconchegante!

Tome cuidado, caso tenha problemas nos joelhos. Existe sempre uma variação para que você possa se adaptar.

Essa postura descansa as costas e alivia todo o peso da rotina. Acalma o coração e o sistema nervoso central. Trabalha a entrega.

Essas foram as minhas 9 posturas de yoga para iniciantes favoritas. Antes de terminar esse artigo eu quero deixar para você umas dicas de como praticar yoga online, caso você tenha o hábito de fazer aulas pela internet.

E agora eu quero saber, quais as suas posturas de yoga favoritas? Deixa aí nos comentários!

Nos vemos no próximo artigo.

Um forte abraço.

Namaste.

 

6 comentários sobre “Minhas 9 posturas de yoga para iniciantes favoritas (e porque eu amo tanto elas!)

  1. Bom dia Ceres, amei esse artigo. Sempre quis uma sequência para praticar que abordasse todos os grupos e suas funções porque não tinha muita segurança em montar uma.
    Parabéns, espero novas sequências, rssss
    Grata,
    Fátima Figueiredo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *