Yoga para dor nas costas – Como essa prática antiga pode te curar.

Você sabia que 8 em cada 10 pessoas no Brasil sofre de algum tipo de dor nas costas? Você faz parte dessa maioria? Então, esse artigo foi escrito para você. Leia até o final para entender mais sobre esse problema que afeta 80% da população brasileira e descubra os benefícios de se fazer Yoga para dor nas costas e curar de uma vez por todas esse incômodo.

É muito comum sentir tensão e dor nas costas. Às vezes o desconforto dura por dias. Se você já sentiu isso alguma vez, sabe o quanto é desconfortável. Não é possível encontrar posição para sentar, deitar e até mesmo respirar.

Existem muitas causas para essa dor, e você vai entender um pouco mais sobre isso. Após compreender as causas, você vai aprender por que deve praticar Yoga para dor nas costas e o que fazer caso tenha um problema mais grave.

O Yoga é uma pratica que ajuda a prevenir e até mesmo tratar determinados casos de dores nas costas. Pois, fortalece e proporciona flexibilidade da coluna e dos músculos dessa região. E ainda, ajuda a manter a sua saúde e bem-estar de forma generalizada.

Para saber mais sobre os benefícios do Yoga, leia o artigo: Conheça 11 benefícios do Yoga que vão fazer você querer começar a praticar agora mesmo.

Mas, antes de iniciar suas práticas, visite seu médico e conte a ele suas intenções de começar a praticar. Eu recomendo que você leve fotos das posturas que costuma fazer e que peça a ele que indique se há alguma que não é recomendada. Depois, comunique ao seu Professor para que ele possa te orientar melhor. Caso você faça aulas on-line, eu recomendo que você se comunique com o seu Professor via e-mail e faça o mesmo. Até mesmo por internet, é possível fazer uma prática segura quando bem orientado.

É importante que você também consulte um médico sempre que sentir dores fortes nas costas ou coluna. Ele vai poder fazer um diagnóstico preciso através de exames e indicar um tratamento adequado. Dessa forma, você cuida da sua saúde sem correr riscos.

Vamos agora ver as principais causas de dores nas costas?

ENTENDENDO AS DORES NAS COSTAS

Para que você perceba a importância desse assunto, um Estudo do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro concluiu que 30 em cada 100 segurados da Previdência Social se aposentam por invalidez decorrente de dores nas costas a cada ano.

As dores nas costas, assim como outras dores e enfermidades, podem estar relacionadas tanto a aspectos físicos, como a aspectos emocionais.

Veja aqui as principais causas de dores nas costas:

Você está gostando desse artigo? Então cadastre-se na nossa lista de leitores para receber nossos artigos e novidades por e-mail!

Dores nas costas e as emoções

Hoje em dia, já é bem aceito pela comunidade científica que a forma como você se sente e convive com as suas emoções, afeta a sua saúde física e mental.

Mas qual seria a relação das emoções com as dores nas costas?

O Terapeuta Holístico, Ivan Pinto, ensina que:

“A coluna vertebral está relacionada com a estrutura da personalidade. É por assim dizer o eixo central do ego, que é a parte da personalidade que faz contato com o mundo externo. Problemas de coluna indicam desequilíbrios ou dificuldades na formação da personalidade ou conflitos no relacionamento com as pessoas ou com o mundo que nos cerca.”

Dessa maneira, a forma como você se sente e como lida com as suas dificuldades, angústias, inseguranças e traumas vai interferir no seu corpo ocasionando dores e variados problemas de coluna.

O mais comum é a tensão e o estresse que ocasionam problemas musculares que são geralmente bem doloridos. São os famosos nódulos de tensão que geralmente se formam na parte alta das costas, ombros e próximo às escápulas. Não é raro ainda, pessoas que “travam” quando estão passando por algum período complicado e precisam ser levadas ao hospital porque não conseguem se movimentar.

Dores na coluna cervical e pescoço

A dor mais comum nessa região é o famoso torcicolo, que pode ser ocasionado por algum “mal-jeito” ou até mesmo por causas emocionais.

Eu sou um bom exemplo de que o estresse pode trazer dores e desconforto. Antes de eu praticar Yoga, sempre sofria com episódios de torcicolo  devido às provas na faculdade. Vira e mexe eu estava com aquele colarzinho e tomando injeção. Eu só parei de ter crise quando comecei a praticar Yoga.

Outras causas mais comuns de dores nessa região são:

  • Espondilose cervical;
  • Estenose cervical;
  • Hérnia de disco;
  • Doenças reunatológicas;
  • Tumores.

Dores nas costas e coluna torácica

As dores na parte média das costas, de origem muscular, são frequentes em pessoas mais jovens. Pode acontecer de um lado ou dos dois lados. Podem acorrer ainda, na região escapular.

Geralmente acorre uma tensão muscular por vários motivos que vão desde estresse, até falta de fortalecimento da musculatura.

Outras causas para dores nessa região são:

  • Deformidades da coluna;
  • Hérnia de disco;
  • Osteoporose;
  • Artrose.

Lombalgias 

 

Outro problema de coluna bastante famoso, que é responsável por grande parte das causas de invalidez no mundo são as lombalgias.

A lombalgia não é uma doença específica e sim um nome para a dor na lombar, que pode ser aguda ou crônica.

Você sabia que a maioria das causas de lombalgia são desconhecidas? Isso nos faz pensar ainda mais em uma causa emocional, como estresse ou ansiedade, não é verdade?

Mas outras causas podem ser observadas como:

  • Má-postura;
  • Dor ciática;
  • Degeneração discal;
  • Inflamação ou distensão muscular;
  • Hérnia de disco.

As causas para dores em diferentes regiões da coluna e das costas podem ser as mesmas, como você reparou na descrição acima. Somente um médico saberá diferenciar a origem do problema e orientar para o tratamento correto. Por isso, é importante procurar ajuda especializada quando começar a sentir dores.

Mas como fazer Yoga para dor nas costas pode ajudar?

É isso que eu vou te mostrar agora!

YOGA PARA DOR NAS COSTAS

Se você sofre de dores nas costas e recebeu a indicação de praticar Yoga, saiba que a primeira coisa a fazer é começar devagar e com bastante cuidado para não fazer nenhuma outra lesão. Todas as posturas devem ser feitas corretamente e dentro do que é confortável para você.

Vá a uma Escola de Yoga, com um Professor que te oriente passo a passo ou faça algum tipo de consultoria on-line antes de começar.

Se você respeitar essas orientações, com certeza seus resultados serão positivos e você poderá dar adeus às suas dores.

O Yoga vai trazer alívio para a dor, aumentar a força, a resistência e a flexibilidade, bem como proporcionar o relaxamento e aliviar outros sintomas, como a insônia, que acompanham a dor crônica.

A revista internacional Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine no dia 2 de julho de 2016 publicou um artigo em que recomenda a prática de Yoga para as pessoas que sofrem de lombalgia para amenizar a dor e reduzir a quantidade de analgésicos. Portanto, já se estão comprovando cientificamente os benefícios dessa prática quando o assunto é esse problema que acomete muitas pessoas.

Outro estudo feito pela revista Annals of Internal Medicine, da Universidade de York, Reino Unido,  analisou 313 adultos que tinham dores crônicas ou recorrentes nas costas por cerca de 10 anos. Através da pesquisa foi possível afirmar a prática da ioga em longo prazo pode ajudar a manter a melhora no funcionamento da coluna.

TENHO PROBLEMA DE COLUNA. POSSO FAZER YOGA?

Você pode fazer Yoga, desde que com autorização do seu médico. Como eu expliquei no começo desse artigo, recomendo que você leve algumas fotos de posturas de Yoga mais praticadas ao seu médico para ele observar e ver se há alguma proibida.

Depois você deve passar essa orientação ao seu professor para que ele possa adaptar alguma postura, caso seja necessário.

Com o tempo de prática, os músculos estarão mais fortes e mais alongados. A sua postura também vai estar melhor e com isso, as dores irão diminuir e você poderá até mesmo avançar em algumas posturas.

Além disso, existem muitos outros benefícios de se praticar Yoga que vão te ajudar. O Yoga reduz o estresse a a ansiedade, por exemplo. E essas são causas conhecidas de dores nas costas. Já falamos sobre elas acima e você viu que elas estão presentes nos 3 tipos de dores nas costas que foram apresentados.

O importante é sempre ter consciência de que tudo tem o seu tempo e que forçar uma postura que o seu corpo não está preparado para realizar, poderá piorar a sua situação e não trazer uma melhora. E não se esqueça de manter a regularidade das suas práticas para melhores resultados.

Tenho certeza que o Yoga fará muito mais por você do que melhorar esse desconforto.

Pronto para experimentar?

Quero saber se você já fez ou faz Yoga para dor nas costas ou se está querendo começar a praticar! Conta pra mim nos comentários!

4 comentários sobre “Yoga para dor nas costas – Como essa prática antiga pode te curar.

  1. Pratico Yoga há 3 anos e nem sei explicar o quanto houve de melhora! Pode parecer cliche mas ouso dizer que existe uma
    Pessoa antes e outra depois!
    Só de pensar que eu pensei que minha dor nas costas era a minha cama e as vezes tinha vontade de dormir no chão (já fiz isso)
    Depois (ja praticando) tive protusão discal na lombar e o unico remedio foi yoga!
    Hj sinto exatamente isso: músculos mais forte e alongados, tudo devido a pratica de yoga!
    Haja persistência e dedicação!
    Belíssimo texto Vou guardar pra quando alguém me perguntar sobre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *