Saiba como os mantras atuam e aprenda 5 mantras para elevar a sua vibração

Mantras são vocalizações de sons e ultrassons que atuam através do seu poder vibracional. A palavra mantra pode ser dividida em duas partes: MAN, que significa mente e TRA, que significa liberação ou libertação. Portanto, os mantras são realizados para liberar a mente. Quando se concentra a atenção em um mantra, as distrações da mente são dissipadas e com isso se adquire um alto poder de concentração e capacidade de focar no presente.

Além disso, cada palavra vocalizada em sânscrito durante a execução de mantras atua em um determinado ponto do corpo sutil, chamado chakra. O corpo sutil possui inúmeros chakras, sendo seis principais localizados junto ao alinhamento da coluna vertebral e um principal que se localiza acima da cabeça, formando um total de sete. Com isso, além de proteger a mente, os mantras atuam aumentando a energias nesses centros de poder. São tão poderosos que podem inclusive curar enfermidades físicas e emocionais.

“O som exerce um poderoso efeito sobre o nosso corpo e sobre a nossa mente. E pode acalmar-nos e dar prazer ou ter influência desarmoniosa, gerando uma sensação sutil de irritação. O mantra é ainda mais poderoso que um som comum: é como uma porta que se abre para a profundidade da experiência. O som do mantra pode tranquilizar a mente e os sentidos, relaxar o corpo e ligar-nos com uma energia natural e curativa” (Tarthang Tulku, A mente oculta da liberdade).

Conhecer o significado de um mantra nem sempre é importante, tendo em vista que o seu poder de atuação é dado pela vocalização das palavras em sânscrito. Muitas vezes, a sua tradução é imprecisa e o que conseguimos saber é uma ideia do que aquele mantra deseja transmitir.

Os mantras podem ser vocalizados na forma de japas, repetições sem melodias; kirtans; repetições em responsório em que um Mestre, professor ou praticante vocaliza e depois todos repetem; ou Bhajans, que são mantras que não possuem repetições. Podem ser vocalizados mentalmente, susurrados ou em voz alta.

Conheça agora 5 mantras para elevar a sua vibração, trazer mais paz interior, felicidade, aumentar a conexão com o seu Eu-Superior,  e despertar o seu coração para o amor incondicional.

1 OM – Som universal da criação.

Inspire profundamente pelas narinas e solte o ar pela boca produzindo o som do OM. Na parte final, ao vocalizar a letra M o som deve ser suave e medido.

2 OM NAMO BHAGAVATE VASUDEVAYA – Mantra da liberação.

Um mantra de proteção e também para afastar emoções negativas. Muitas vezes não estamos com a mente tranquila porque estamos cheios de estímulos externos provenientes de coisas que aconteceram em nossas vidas, as quais não conseguimos deixar ir embora. Assim, esse mantra nos ajuda a liberar do nosso coração das dores do passado.

3 AHAM BRAMASNI – Sou uma alma espiritual.

Mantra utilizado para nos lembrarmos de que somos uma alma espiritual. Muitos dos sofrimentos que passamos se deve aos apegos ao corpo e a vida material e à medida que vamos tomando consciência que somos seres espirituais, nos desapegamos dos excessos materiais e eliminamos traumas, dores, angústias, rancores. Recordar que se é uma alma espiritual deve ser uma tarefa diária.

4 OM SHANTI OM – Mantra para despertar a paz.

Mantra para despertar a paz em nossos corações e assim beneficiar todo o mundo.

5 HARE KRISHNA HARE KRISHNA
KRISHNA KRISHNA HARE HARE
HARE RAMA HARE RAMA
RAMA RAMA HARE HARE – Por favor senhor deixa eu ser um instrumento do seu amor.

Considerado o Maha Mantra Hare Krishna, ou seja o grande mantra. Pode ser vocalizado a qualquer momento e por qualquer pessoa. Não precisa ser necessariamente um devoto de Krishna.

Com esses mantras você pode realizar meditações diárias, começando com poucos minutos e aumentando gradativamente.

Gostou desse post? Compartilhe com as pessoas que você ama e vamos elevar as vibrações desse planeta!

Namaste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *