A importância do Yoganidra: o relaxamento do yoga.

Chega um momento em que é necessário relaxar. Não é possível suportar a rotina desenfreada que temos sem um momento de paz e tranquilidade. Ás vezes você pode chegar até mesmo à beira de um colapso de tanto trabalho, problemas para resolver, filhos para cuidar… e a lista é longa.  O bom é que existem muitas formas de você relaxar e uma delas é o yoganidra (relaxamento do yoga).

Essa é sem dúvidas a parte da prática mais amada pela maioria dos praticantes. Basta eu dizer deite-se em shavásana, a postura do morto, que eu sinto a alegria no coração dos meus alunos.

É frustrante para muitas pessoas quando uma prática acaba sem o relaxamento do yoga.

Uma história que me fez refletir

Outro dia, umas amigas me contavam que foram a uma excursão para um lugar bem bonito, com rios e cachoeiras. No passeio, estava incluso uma aula de yoga. Elas falaram que a prática foi bem desafiadora e que elas contavam com aquele relaxamento do yoga no final da prática. Mas, o professor  pediu apenas que elas se deitassem por alguns instantes. E não passou mais nenhuma instrução.

Como elas estavam acostumadas a um relaxamento mais profundo e até mesmo a uma breve meditação no final, ficaram um pouco desapontadas.

Depois dessa conversa eu resolvi investigar um pouco mais sobre o que as pessoas achavam a respeito do relaxamento do yoga feito no final da prática. Como eu disse, eu sempre tenho a sensação de que as pessoas gostam muito dessa parte da prática. Mas, eu nunca soube se isso era verdade ou impressão minha. Então, fui perguntar a alguns alunos, amigos e ex-alunos, que já vivenciaram essa experiência algumas vezes, o que eles achavam do yoganidra.

As respostas confirmaram as minhas desconfianças.

O relaxamento do yoga é uma forma de trazer bem-estar e tranquilidade ao praticamente. Ele fica descontraído e leve e isso potencializa os efeitos da sua prática.

Eu vou explicar para você, nesse artigo, a importância dessa parte da prática, conhecida como yoganidra. E você vai descobrir por quê você não deve sair da sala na hora do relaxamento do yoga.

Leia também: 4 posições de Yoga para você relaxar e acabar com a insônia

O RELAXAMENTO DO YOGA

Nós criamos a nossa realidade através dos nossos sentidos. Tato, olfato, visão, paladar e audição ajudam a construir a nossa forma de ver o mundo. Quando nos distanciamos desses sentidos, podemos relaxar profundamente e parar de criar julgamentos sobre o mundo que nos rodeia. Além de nos conhecermos de forma mais profunda.

O relaxamento do yoga é feito, na maioria das vezes, em shavásana. Shava, em sânscrito, significa cadáver e essa é a postura do morto. Nessa postura você relaxa o seu corpo sobre as costas, braços e pernas, com o abdômen voltado para cima e a cabeça alinhada com a coluna.

Geralmente, o yoganidra é feito após a prática de ásanas (posturas de yoga) por 10 a 15 minutos. Isso é tempo suficiente para que você relaxe profundamente e silencie o seu ser. Dessa forma, a sua meditação, próximo passo da prática,  feita após o relaxamento do yoga, será mais eficiente.

Falando em meditação, eu vou deixar aqui um vídeo sobre o assunto e uma recomendação para que você aprenda e crie de uma vez por todas o hábito de meditar.

ROLF SOVIK, presidente do Himalaia Institute, afirma que:

“Os textos de yoga mencionam mais cinco sentidos que são usados ​​para atuar no mundo em vez de reunir informações sobre isso. São os poderes da locomoção (os pés), a manipulação (as mãos), a eliminação (órgãos eliminatórios), a procriação (órgãos reprodutivos) e a comunicação (os órgãos da fala). Quando todos esses sentidos estão relaxados, podemos nos mover para dentro de dimensões mais sutis da personalidade.”

Mas, então, o que é o yoganidra?

Resumidamente, é o momento da prática em que você se deita em shavásana, a postura do morto, para acalmar os seus 10 sentidos (os cinco mencionados inicialmente por mim e  mais o cinco mencionados pelo Professor Rolf) para que você relaxe profundamente e se desidentifique do seu coro físico.

Com isso, percebemos que não somos esse corpo e sim habitamos ele.

Mais uma vez, o professor Rolf explica de forma maravilhosa que:

“o corpo é um cadáver, e somos a luz que habitamos dentro desse cadáver. Conhecer isso experiencialmente, através do relaxamento sistemático, é um passo profundo para a paz interior.”

Está gostando desse artigo? Inscreva-se na nossa lista de leitores para receber mais artigos como esse por e-mail!

 








INSIRA O SEU EMAIL ABAIXO PARA RECEBER GRATUITAMENTE NOSSOS ARTIGOS E NOVIDADES SOBRE YOGA!

BENEFÍCIOS DO RELAXAMENTO DO YOGA

Agora você vai entender o por quê de muitos dos meus alunos não abrirem mão dessa parte da prática. O Yoganidra possui muitos benefícios para a saúde física de mental do praticante.

1- Qualquer pessoa pode fazer Yoganidra

Qualquer pessoa, seja ela criança, idoso ou gestante, pode fazer yoganidra.

Algumas partes de uma aula de yoga, como ásanas (posturas do yoga), por exemplo, podem ser um fator limitante para algumas pessoas. Algumas modalidades de yoga mais intensas não podem ser feitas por praticantes com determinados tipos de restrições.

Porém, o yoganidra pode ser feito por qualquer pessoa. Até mesmo se você não puder deitar-se em shavásana, você pode fazer o relaxamento o yoga sentado em uma poltrona confortável.

2- Não tem como errar no relaxamento do yoga

Tudo que você fazer é encontrar uma posição confortável, ou ajustar-se confortavelmente em shavásana e deixar a voz da pessoa que está no comando do yoganidra te levar.

Algumas vezes você vai se sentir como em uma meditação guiada. Outras vezes não.

A cada relaxamento do yoga, você pode experimentar diferentes experiências e isso não está errado.

Mas e seu dormir?

Se você dormir, tudo bem. O ideal é não dormir sempre, mas se acontecer, o seu inconsciente vai estar assimilando essa prática de forma semelhante.

 3- É fácil incorporar essa prática no dia a dia

Algumas pessoas que sentem dificuldade para meditar, não têm o mesmo problema quando o assunto é o relaxamento do yoga.

Isso acontece porque o relaxamento é sempre guiado e isso faz com que você se concentre mais facilmente no exercício.

Você pode incorporar essa prática ao seu ritual de antes de dormir, relaxando seu corpo e sua mente para uma ótima noite de sono. O relaxamento do yoga é bastante eficaz no tratamento da insônia. Se você sofre desse mal, não pense duas vezes antes de começar a fazer yoganidra antes de dormir.

4- É uma forma simples e barata de reduzir o estresse

Definitivamente essa é a melhor prática, dentro das práticas encontradas em uma aula de yoga, para combater o estresse. o yoganidra vai relaxar profundamente todos os seus sistemas, inclusive o sistema nervoso. Vai acalmar ainda, os pensamentos e emoções.

5- Autoconhecimento

O yoganidra te oferece espaço para que você explore, dentro de você, aquilo que precisa ser explorado. Além de liberar emoções que estavam presas e não conseguiam sair.

Isso acontece sem gerar estresse corporal, já que você está com seu corpo físico relaxado e livre.

Agora você já sabe  o que é o relaxamento do yoga e o que ele pode fazer por você!

Com o tempo você vai perceber que ele pode ser muito mais profundo e te trazer cada vez mais bem-estar e qualidade de vida! basta praticar com constância 😉

Vou deixar aqui uma prática de yoganidra para você experimentar agora mesmo!

Se gostar, já deixa seu comentário aqui ou no nosso canal e me conta o que achou!

Um forte abraço,

Namaste!

 

 

 

2 comentários sobre “A importância do Yoganidra: o relaxamento do yoga.

  1. Qual o tipo de prática devo fazer,pois nunca fiz antes e tenho 63 anos.Fiz uma aula experimental no tecido e tive dificuldades,qual seria a melhor maneira?

    • Olá! Que tal buscar aulas de Yoga com pessoas da mesma idade que a sua ou aulas particulares? Pode ser uma opção interessante. Ou então, procurar outra modalidade que você se adapte melhor. Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *