Empreendedorismo: Praticar Yoga pode te ajudar a alcançar o sucesso e melhorar a sua produtividade.

Você já tem ou quer montar o seu próprio negócio? Então, descubra como praticar Yoga pode te ajudar a alcançar o sucesso e melhorar a sua produtividade.

A cada ano aumenta o número de empreendedores no Brasil. Muitas pessoas estão mudando de vida e começando o seu próprio negócio. Seja ele físico ou virtual, o número de empreendedores aumentou consideravelmente nos últimos anos e em 2016 passou de 34,4% para 39,3%.  Isso significa que, no ano passado, aproximadamente 52 milhões de brasileiros estavam envolvidos na criação ou na manutenção de seu próprio negócio.

Eu sempre tive um espírito empreendedor muito forte. Eu gosto muito de ver histórias de pessoas que lutaram para ter seu próprio negócio e prosperaram. Na minha família, a maioria das pessoas são empreendedoras e acho que isso influenciou muito a forma como eu vivo hoje em dia.

O Yoga é a forma que eu escolhi para viver a minha vida, pessoal e profissionalmente. Portanto, eu também me encaixo como uma empreendedora ao ser professora de Yoga. Ao dar aulas, cursos, ter esse blog, meu canal no YouTube, entre outras formas de trabalhar.

E o que eu posso dizer, é que praticar Yoga me ajudou muitas vezes a melhorar a minha produtividade e a ter reconhecimento profissional. E isso não está apenas relacionado a quem trabalha com Yoga. Praticar Yoga pode te ajudar a ser mais produtivo e a alcançar sucesso profissional seja qual for a sua área.

Para saber mais sobre o  Yoga e sobre como ele pode transformar a sua vida, leia também: 42 motivos absolutamente incríveis para você começar a fazer Yoga.

PRATICAR YOGA TE AJUDA A TOMAR DECISÕES CERTAS E SER MAIS INOVADOR

O empreendedor tem muitas coisas para fazer. Precisa cuidar da parte financeira, de marketing, operacional, de relações humana da empresa e muitas outras coisas. Mesmo que tenha colaboradores, ele precisa organizar, delegar, cuidar e acompanhar o trabalho deles.

Assim, a cabeça vai ficando cheia de pensamentos, muitos nem são concretizados. Isso, dá origem a um desgaste mental, a estresse, além de outros problemas.

Fica difícil ter criatividade e ser produtivo com tantos afazeres e com tanta coisa na cabeça!

Praticar Yoga faz com que você estabilize a sua mente, ou seja, diminua o fluxo excessivo de pensamentos e acalme a sua cabeça. Com isso, você consegue ter mais clareza de raciocínio para escolher decisões mais acertadas. E ainda, com a mente mais tranquila, você fica mais inspirado e os pensamentos se tornam mais claros e objetivos.

Rajshree Patel, instrutora da ONG internacional “Arte de Viver” diz que:

“A criatividade e a inovação somente surgem de uma mente limpa”

Ela ainda explica um pouco mais sobre como praticar Yoga e meditação pode influenciar positivamente os empreendedores:

“Quanto mais responsabilidades alguém tem, de mais energia calma precisa em seu sistema. Por isso os executivos de grandes empresas são tão beneficiados pelas técnicas de (Yoga) meditação ”

É muito comum ver empreendedores sofrerem de estresse e ansiedade, principalmente porque estão sempre preocupados com o futuro da empresa.

As técnicas de Yoga e de meditação trazem o praticante para viver o momento presente, reduzindo a ansiedade. Além disso, as técnicas de Yoga dão mais energia e disposição.

Outra contribuição importante do Yoga  é que a sua prática auxilia no controle das emoções.

Tudo que um empreendedor de sucesso precisa.

TÉCNICAS DE YOGA E MEDITAÇÃO

Conheça algumas técnicas de Yoga e de meditação que estão mudando a forma de viver de muitos empreendedores:

Sequências de posturas de Yoga

Também conhecidas como ásanas, as posturas do Yoga, ajudam a fortalecer o corpo, melhorar a saúde e trazer mais energia.

Um corpo forte e saudável é capaz de suportar melhor a rotina de trabalho de um empresário, que costuma ser pesada, podendo ultrapassar as 8 horas diárias. Com todo esse tempo trabalhando, muitas vezes apenas na posição sentada, em uma cadeira, o empreendedor acaba desenvolvendo dores nas costas e outras articulações.

Praticar Yoga, principalmente as posturas, ajuda a controlar essas dores fortalecendo a coluna e melhorando a postura.

Pranayamas

As técnicas respiratórias do Yoga trazem mais energia e disposição para o dia a dia. Prana é a energia da vida, sem a qual não podemos nos manter nesse planeta.

Além disso, os pranayamas (técnicas de respiração) ajudam a controlar as emoções, eliminando a raiva, a ansiedade, o medo e a insegurança.

Yoganidra

Yoganidra é uma técnica de relaxamento profundo em que o praticante se entrega profundamente a uma gostosa sensação de bem-estar e leveza. Pode ainda ocorrer uma reprogramação emocional, em que o praticante visualiza aquilo que ele deseja e mudanças importantes em sua vida.

Mantras

Os mantras são excelentes para meditar e para elevar as vibrações do praticante. Podem ser feitos em forma de japa (repetição) ou kirtan (forma cantada, com ritmo).

Eles ajudam na conexão com o momento presente e a acalmar a mente..

Meditação

Não é só na prática de Yoga que há meditação. Outras filosofias usam a meditação como forma de expansão da consciência e com isso obtenção de benefícios para o corpo, para a mente e para o espírito.

Alguns tipos de meditação mais usados no mundo empresarial são: transcendental, atenção plena, vipásana e zazen.

Leia também: Conheça 11 benefícios do Yoga que vão fazer você querer começar a praticar agora mesmo.

YOGA NAS EMPRESAS – OS COLABORADORES TAMBÉM MERECEM!

Que a empresa Google é um sucesso todo mundo já sabe, mas você sabia que os colaboradores têm seus horários para meditar? No horário de trabalho eles param tudo para dedicarem-se alguns minutos a buscarem dentro de si mesmos paz, equilíbrio, inspiração, bem-estar e como consequência, melhorarem a produtividade e alcançarem o sucesso profissional.

O Yoga dentro das empresas vem sendo cada vez mais comum e os resultados surpreendentes.

Se você, como líder, já pratica e já conhece todos os benefícios do Yoga, é muito importante que você compartilhe com os seus colabores, para que eles também sejam beneficiados com essa prática.

Dessa forma, os colaboradores da empresa serão mais atentos ao trabalho, mais saudáveis e vão ter mais qualidade de vida. Consequentemente, serão mais produtivos e mais felizes. E essa é uma excelente forma de empreender, tendo colaboradores satisfeitos e dispostos a contribuir sempre para o melhor da empresa.

Mark Bertolini, é um exemplo desse tipo de líder que eu estou falando. O executivo passou por uma experiência de “quase-morte”e com isso, transformou a cultura organizacional da Aetna, uma das 100 maiores empresas dos EUA, com um programa de aulas gratuitas de Yoga e meditação para os funcionários.

Cerca de 13 mil profissionais da Aetna aderiram às aulas e relataram uma melhora significativa na qualidade de vida, que refletiu diretamente no desempenho da empresa: após a introdução do programa, as despesas com tratamentos médicos diminuíram 7,3% (equivalente a uma economia de US$ 9 milhões), e os empregados se tornaram mais eficazes, ganhando uma média de 62 minutos por semana de produtividade cada (equivalente a US$ 3.000 por funcionário, por ano).

Gostou desse artigo? Junte-se aos nossos leitores e receba nossos artigos e novidades por e-mail!

Viu como Praticar Yoga pode ajudar empreendedores a alcançar mais rapidamente o sucesso e a se tornarem mais produtivos? Você é um empreendedor? Já pratica Yoga? Conta para mim nos comentários a sua experiência! Vou adorar conhecer a sua história.

Nos encontraremos em breve por aqui.

Espero que esse artigo te ajude e te inspire!

Namaste.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *