Praticar Yoga emagrece? Veja 4 razões para praticar e perder peso.

Praticar Yoga emagrece?

Essa é uma das perguntas mais frequentes que escuto quando um aluno começa a praticar Yoga. Emagrecer não é o objetivo principal dessa prática, mas será dá para emagrecer com práticas de Yoga?

Nesse artigo eu vou falar sobre como o Yoga pode te ajudar a perder peso, entre outras consequências que essa prática pode te proporcionar.

Uma pesquisa realizada pelo IBGE, em 2015, revelou que quase 60% dos brasileiros estão acima do peso. E por isso, o tema emagrecimento tem sido tão pesquisado e está em alta nos últimos anos.

Para aqueles que ainda não sentiram os efeitos dessa prática no próprio corpo, e ainda têm dúvidas sobre os seus resultados quando o assunto é emagrecimento, uma pesquisa do Fred Hutchinson Cancer Research Center, de Seattle (EUA), comprovou que sim, o Yoga emagrece.

Eles avaliaram dois grupos de pessoas durante 10 anos. Um praticava Yoga ao menos uma vez na semana, e o outro não. O estudo verificou uma diferença significativa de perda de peso entre os dois grupos, e atribui essas diferenças não apenas a perdas calóricas durante a pratica, como também ao estado de consciência plena de corpo e mente que o Yoga propicia.

UMA HISTÓRIA INSPIRADORA

Um americano, chamado Jared Mollenkopf, de 40 anos, pesava 235 quilos quando decidiu mudar completamente a sua vida. Para isso, ele se matriculou em um programa de emagrecimento que incluía aulas de Yoga e após 15 meses ele já havia perdido 133 quilos.

 70egysavl12hpuh1asibmmxo0

Emagrecer, principalmente de forma saudável, não está relacionado com apenas uma atividade específica. E sim, com a união de medidas que fazem com que a pessoa, além de perder peso, resolva a raiz do problema que a fazia engordar, como insatisfações, depressão, ansiedade, problemas hormonais, entre outros. É importante consultar profissionais de diferentes áreas como nutricionistas, endocrionologistas e médicos para fazer um amplo acompanhamento.

“Todos os dias eu acordava mais pesado que o dia anterior. Foi um fato da vida e eu aceitei isso. Eu sabia que era necessária uma mudança no estilo de vida”, disse Jared, que é músico.

 

COMO O YOGA EMAGRECE

Como Jared, no caso citado acima, muitas pessoas precisam de uma mudança no estilo de vida para perder peso. O Yoga auxilia nesse processo, ajudando a mudar a forma sobre como o praticante vê o mundo e a si mesmo. Dessa forma, as mudanças se tornam mais leves e são feitas de uma forma mais tranquila e natural.

Leia também: 12 OPÇÕES NATURAIS PARA EMAGRECER RÁPIDO (COMPROVADAS!)

Veja agora 5 razões para você praticar Yoga e usar essa técnica milenar para te ajudar a perder peso:

1. Combate a ansiedade

O Yoga ajuda a combater a ansiedade. Atualmente se sabe que esse mal está relacionado com o aumento de peso. Muitas pessoas quando se sentem ansiosas comem mais do que deveriam, como forma de diminuir a ansiedade e terem uma sensação de relaxamento e satisfação.

Através das técnicas respiratórias, meditação e posturas, o Yoga auxilia no processo de diminuição da ansiedade. Com isso, o praticante percebe que não possui mais tanta necessidade de comer exageradamente.

2. Controla hormônios

Ao realizar essa prática, uma importante glândula é estimulada, a glândula tireoide. Assim, os hormônios por elas produzidos, T3 e T4, se equilibram.

3. Queima de calorias

É comprovado que se pode queimar até mesmo 600 calorias em uma aula de Yoga com duração de uma hora. Modalidades mais leves queimam menos calorias. Se o seu objetivo é esse, procure modalidades como o Power Yoga ou Ashtanga Yoga, por exemplo.

Até mesmo modalidades mais leves de Yoga proporcionam a mesma quantidade de calorias perdidas que uma caminhada de uma hora, em uma hora de aula.

4. Alivia o estresse

Um dos responsáveis pela insônia, um problema que acomete muitas pessoas, é o estresse. É comprovado cientificamente que pessoas que dormem menos, comem mais, e com isso aumentam de peso.

O Yoga combate o estresse e é muito eficiente no combate à insônia. Dessa maneira, ele também te ajuda a evitar os indesejáveis ganhos de quilos extras por ataques noturnos à geladeira.

Após a leitura desse artigo, eu tenho certeza que não te faltam razões para incorporar essa prática a sua rotina. Além de perder peso, você vai desfrutar de inúmeros benefícios para o seu corpo e a sua mente.

Comente esse artigo, contando sua experiência, dúvidas ou sugestões.

Boa prática.

Namaste.

Foto: André Amorim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *