4 posições de Yoga para você relaxar e acabar com a insônia

Quem nunca sentiu a agonia de ver as horas passarem e nada do sono chegar? Até eu, que me considero uma pessoa muito dorminhoca, já passei por isso e posso garantir que foi umas das piores sensações que já senti. Eu não desejo essa sensação para ninguém. Por isso, nesse artigo eu vou te ensinar quatro posições de yoga para fazer na hora de dormir que vão te ajudar a combater a insônia.

Uma das coisas mais importantes para se ter qualidade de vida é dormir bem. Pessoas que sofrem desse mal já começam o dia cansadas e sem energia. E não tem coisa pior do que começar o dia assim, não é verdade?

A insônia pode, ainda, se tornar crônica e com isso prejudicar a sua vida em vários aspectos. Portanto, vamos tratar de mandar a insônia para bem longe e dormir uma noite de sono revigorante e cheia de lindos sonhos.

O yoga é uma prática que possui inúmeros benefícios e um deles é proporcionar maior qualidade do seu sono e te ajudar a dormir melhor. Você vai levar entre 10 a 15 minutos para realizar a sequência de posições do yoga sugerida aqui nesse artigo.

Faça as posturas suavemente. Ponha uma música relaxante. Execute a respiração completa enquanto permanece nessas posições de yoga.

Para saber mais sobre como fazer a respiração completa leia o artigo:

Saiba como aprender a respirar corretamente e transforme sua vida.

Não deixe de conferir um exercício respiratório que eu vou deixar no final desse artigo, após as posições de yoga e um vídeo de relaxamento profundo que eu tenho certeza que você vai adorar!

CAUSAS E SINTOMAS DA INSÔNIA

Antes de eu te passar as posições de yoga e as outras técnicas que eu comentei aqui, vamos dar uma olhada nas causas da insônia. Tente eliminar ou reduzir ao máximo as possíveis causas para ajudar a melhorar a qualidade do seu sono.

Causas

  • Estresse;
  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Condições médicas: dor crônica, dificuldade para respirar, por exemplo;
  • Mudança no ambiente ou horário de trabalho;
  • Dormir e acordar em horários diferentes todos os dias;
  • Atividades estimulantes antes de deitar-se;
  • Medicações;
  • Cafeína, nicotina e álcool;
  • Comer muito tarde;

Um médico ou profissional capacitado deve ser consultado para fazer uma avaliação e identificar as possíveis causas de insônia. Assim como, sugerir algum tipo de tratamento. Em alguns casos,o uso de medicamento pode ser necessário. Em outros, apenas a prática regular das posições de yoga e outras técnicas de yoga já possuem excelentes  resultados.

Eu já tive 3 alunos presenciais com insônia crônica. Os três sofriam de ansiedade no momento em que faziam aula comigo. Um deles, além de ansiedade, tinha depressão e bipolaridade. Todos eles já dormiram profundamente durante as minhas aulas e um deles dormiu em uma postura de yoga! Os 3 sempre me falavam que o Yoga os ajuda muito a dormir e ter uma noite tranquila.

Se você sofre de insônia e quer fazer yoga especificamente para tratar esse problema, eu recomendo que você dê uma olhada aqui. Nessa página você vai encontrar alguns programas de práticas de yoga que eu faço a distância e que você pode fazer sem sair de casa.

POSIÇÕES DE YOGA PARA COMBATER A INSÔNIA

Fique de pé com os pés paralelos apontados para frente. Flexione a coluna para frente, iniciando a flexão desde a coluna lombar. O cóccix deve apontar bem para cima. Procure apoiar as mãos no chão e se possível dobre os cotovelos. Para ajudar a dobrar os cotovelos, você pode flexionar os joelhos. Apoie a cabeça no chão ou sobre almofadas.

Imagine que todas as suas preocupações vão saindo do seu corpo.

Mantenha essa posição de yoga por até 2 minutos. Respire profundamente.

 

 

Essa posição de yoga de torção deitada é muito fácil de fazer na cama antes de dormir.

Deite-se primeiro com o abdômen voltado para cima e os joelhos flexionados. Os braços ficam estendidos e afastados lateralmente na altura dos ombros, ou com os cotovelos flexionados como mostra a figura.  Depois, leve os joelhos para o lado direito de forma que os dois fiquem próximos do seu peito fazendo uma torção com a coluna.

Leve a sua cabeça para cima ou para o lado esquerdo.

Mantenha essa posição de yoga por até 2 minutos para cada lado. lembrando de manter a respiração consciente.

Torções suaves da coluna ajudam a eliminar as tensões acumuladas nas costas ao longo do dia e ainda fazem uma massagem nos órgãos internos.

 

Essa posição do yoga é excelente para aliviar o estresse e relaxar. A recomendação aqui é descansar enquanto permanece nessa postura por pelo menos 5 minutos, com os olhos fechados e uma boa música. Se quiser, você pode usar máscaras calmantes dessas que tapam os olhos, com aromas.

Deixe que a sua circulação sanguínea corra das pernas em direção ao coração e seu corpo trabalhe como se estivesse em uma invertida, embora de forma mais suave.

Sente-se e coloque uma coberta enrolada entre os seus joelhos separados. Desça o tronco e repouse a cabeça para um dos lados. Deixe seu tronco descansar em cima da coberta e os braços tocarem o solo. Permaneça entre 2 a 3 minutos descansando para cada lado.

 

PRANAYAMA (EXERCÍCIO RESPIRATÓRIO DO YOGA) PARA COMBATER A INSÔNIA E DORMIR MELHOR

Agora que já vimos 4 posições deliciosas do yoga para fazer antes de dormir e melhorar a qualidade do seu sono, que tal um pranayama para potencializar ainda mais os resultados?

Vamos fazer Chandra Pranayama. Esse exercício respiratório ativa a sua narina esquerda, que é a sua narina lunar. Ativar essa narina e seu canal energético correspondente tem um efeito calmante no cérebro e no seu sistema nervoso, por isso ajuda o corpo a descansar e a ter uma boa noite de sono.

Sente-se com a coluna reta, pode ser na própria cama, no chão ou um sofá. Se preferir cruze as penas em postura simples de meditação. Observe a figura acima e faça o mudrá (gesto feito com as mãos) Vishnu com a mão direita. Dobre os dedos indicador e médio.

Os dedos, polegar, anular e mínimo, estão estendidos. Tampe a narina direita com o seu polegar. Inspire pela narina esquerda por uma quantidade de segundos que seja confortável para você. Então, feche a narina esquerda com o dedo anular. Solte a narina direita e expire por ela na mesma quantidade de segundos que levou para inspirar pela narina esquerda.

Agora, tape outra vez a narina direita e inspire novamente pela narina esquerda repetindo o mesmo processo por 15 ciclos ou mais.

RELAXAMENTO PROFUNDO

Para terminar muito bem esse post eu vou deixar você com um vídeo de relaxamento profundo do meu canal do Youtube.

Aproveite para encontrar o estado de paz e descontração que você precisa e desfrute de todo o bem-estar que o Yoga pode te proporcionar.

Eu vou ficando por aqui.

Você gostou dese artigo? Já tinha reparado que praticar yoga faz com que as noites de sono sejam reparadoras?

Eu estou esperando seu comentário.

Até a próxima.

Namaste.

4 comentários sobre “4 posições de Yoga para você relaxar e acabar com a insônia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *