O QUE É YOGA

2977ee03f8c36bf71f0e4acc22738c7d

Yoga é uma palavra pequena. Porém, cheia de força. Algumas pessoas acham que o Yoga é uma atividade física, parecida com circo ou quem sabe Pilates. Outros acreditam que é um tipo de religião ou seita. O que poucas pessoas sabem é que o Yoga é filosofia, é arte, é ciência. Ele surgiu para ensinar ao homem como expandir a sua consciência, como se conhecer e a partir disso, se tornar um ser humano capaz de se relacionar melhor consigo, com outros seres humanos e com a natureza.

Sri Aurobindo, um importante mestre do Yoga Integral fala que o Yoga é:

“Um caminho de integração com o Supremo, através do entendimento de que o objetivo é finalmente libertar-se da ignorância e descobrir uma realidade além da mente, uma realidade não só em seu estado espiritual, mas também através da auto-expressão dinâmica do próprio universo ”

 

A palavra Yoga significa União. Praticar Yoga é unir corpo, mente e espírito em um momento único de contemplação, devoção e beleza. Para que a união (integração) aconteça, o Yoga se utiliza de muitas técnicas milenares que fortalecem o corpo, expandem a energia vital, previnem doenças, auxiliam no processo de cura, purificam e transformam o praticante em um novo ser, desperto, consciente, supraconsciente.

A data de origem do Yoga é um assunto ainda não bem definido pelos estudiosos. Alguns afirmam que ele surgiu há mais de 6.000 anos atrás, no Oriente, na região do Vale do Indo, onde atualmente localiza-se o Paquistão, juntamente com o complexo cultural hindu (tradições religiosas e espirituais-filosóficas). O termo Yoga como é conhecido atualmente, surgiu na época dos Upanishads (800-600 a.C.). Outros acreditam que o Yoga surgiu após a codificação de Patanjali (200-100 a.C.)

Discussões históricas a parte, o Yoga, com o passar dos anos está conquistando todo o mundo. Atualmente existem diversos estilos, métodos e modalidades. Mas o que realmente importa é o seu potencial de transformação.

Praticar Yoga vai muito além de pegar o seu mat e começar a fazer posturas físicas sem atenção ao que se está fazendo. Trata-se de realizar um mergulho interno. De aquietar a mente, os pensamentos e emoções para se entregar ao momento presente, desfrutando de cada respiração, de cada postura, de todo o processo interno, do silêncio, da alegria, da paz, e de tantos outros sentimentos maravilhosos que surgem naqueles que o experimentam de verdade.

Dessa forma, o Yoga é uma prática que ensina, através das suas próprias experiências, a se aprimorar enquanto ser humano, física, mental e espiritualmente, conduzindo a um estado avançado de consciência.

Uma prática de Yoga pode conter diferentes partes dependendo da modalidade de Yoga escolhida. As mais comuns são: Pránáyámas (exercícios respiratórios), Ásanas (posturas), Mantras (sons e ultrassons), Yoganidra (relaxamento), Samyama (concentração, meditação e expansão da consciência).

B. K. S. Iyengar diz, em seu livro “The tree of Yoga” que:

“… é possível que muitos tomem um determinado caminho como meio para a autorrealização e outros, por seu lado, tomem outro caminho, mas eu afirmo que não há absolutamente nenhuma diferença entre as diversas práticas do Yoga”

Todas essas partes da prática, consequentemente, proporcionam inúmeros benefícios como saúde generalizada dos sistemas, inclusive imunológico e regulação hormonal, fortalecimento e flexibilidade das articulações, alongamento, tônus muscular, aumento da vitalidade, controle das emoções, auxiliar no tratamento de crises de ansiedade, de depressão, de insônia, de enxaqueca, de câncer, aumento da concentração, da memória, redução do estresse, emagrecimento, autoconhecimento, melhora da autoestima e do amor-próprio. Lembrando que, existem muitos outros benefícios que vêm sendo estudados e comprovados cientificamente.

Comece a praticar e sinta brotar no seu coração o que é Yoga!