Não erre na aula de Yoga: saiba como executar corretamente as Posturas do Guerreiro I, II e III.

Praticar as posturas do Yoga com segurança e de forma correta é essencial para que você possa desenvolver-se em sua aula de Yoga sem se machucar. Por isso, eu acabo de iniciar uma série de posts intitulados: Não erre na aula de Yoga.

Nesse série, você vai conhecer a execução detalhada das posturas mais comuns do Yoga. Será uma postura por artigo, com algumas das suas possíveis variações. Nesse artigo, você vai ver com detalhes a execução das Posturas do Guerreiro I, II, III ou Virabhadrasana I, II, III. Os nomes da posturas do Yoga podem variar de acordo com os tipos de Yoga que existem.

Se você quer aprender mais sobre tipos de Yoga, leia o artigo Tipos de Yoga – Aprenda de uma vez por todas as diferenças entre eles e descubra qual é o Yoga perfeito para você.

Vira, significa herói e Bhadra, amigo. Então, essa postura também pode ser conhecida como a postura do herói. Essa é uma postura muito forte, que desperta determinação, confiança, estabilidade e firmeza, atributos de um verdadeiro guerreiro.

É muito comum encontrar essas 3 posturas em uma aula de Yoga. Seu grau de dificuldade é moderado por alguns fatores: falta de alinhamento dos quadris, falta de alongamento da coluna e falta de força nas pernas. Mas esses fatores não devem impedir a realização desse ásana (postura), e sim, devem ser superados, aos poucos, de acordo com o que o seu corpo te permite, para que a cada prática a postura seja melhor executada e a permanência cada vez mais confortável.

BENEFÍCIOS DAS POSTURAS DO GUERREIRO I, II E III.

São muitos os benefícios dessas posturas, vamos ver? De forma geral, as 3 variações estimulam os órgãos abdominais, aumentam a resistência, aliviam dores nas costas, ajudam a prevenir crises de nervo ciático, melhoram a capacidade pulmonar, pois expandem os pulmões.

BENEFÍCIOS DO GUERREIRO I

  • Fortalece a alonga as pernas;
  • Fortalece os glúteos;
  • Abertura das virilhas;
  • Abertura peitoral, melhorando o fluxo de energia no chakra do coração;
  • Ajuda ao praticante a ganhar consciência corporal;
  • Desenvolve a coragem e poder de decisão;
  • Abertura para si mesmo e para os outros.

BENEFÍCIOS DO GUERREIRO II

  • Fortalece pernas, costas, abdômen, ombros e braços;
  • Alivia dores na lombar;
  • Auxilia a encontrar onde está a tensão em seu corpo e então dissolvê-la, pela facilidade de permanecer nessa postura;
  • Encontrar a paz interior.

BENEFÍCIOS DO GUERREIRO III

  • Proporciona equilíbrio físico, emocional e mental;
  • Alonga a coluna, fortalece perna ativada e glúteos;
  • Trabalha o controle das emoções por ser uma postura desafiadora.

CONTRAINDICAÇÕES

  • Problemas cardíacos;
  • Pressão alta;
  • Palpitações;
  • Azia;
  • Diarreia;
  • Caso tenha problema na cervical, olhe sempre para frente, não vire o pescoço.

NÃO ERRE NA AULA DE YOGA: ALINHAMENTO CORRETO DAS POSTURAS

Nesse infográfico você poderá ver o alinhamento correto das posturas. Procure realizar as posturas e pensar em cada detalhe. Com o tempo você se acostumará com o alinhamento e poderá se entregar ao ásana e à respiração, desfrutando muito mais da execução e dos benefícios. Até que você aprenda a fazer a postura o melhor possível,pratique-a com regularidade.

Para essa postura, a base é o mais importante: pés, joelhos, pernas e quadril.

 

Com essas dicas você vai aproveitar muito dos benefícios dessa postura!

Gostou desse infográfico? Deixe seu comentário para eu saber o que você achou!

Um forte abraço!

Namaste!

 

 

 

14 comentários sobre “Não erre na aula de Yoga: saiba como executar corretamente as Posturas do Guerreiro I, II e III.

  1. Adorei as dicas e espero que você continue a nos orientar nas posturas, como também nas respirações, meditações, e os vários seguimentos do Yoga. Só uma dúvida, ficou faltando do guerreiro humilde ou na linhagem do Yoga que você ensina essa postura não é executada? Gratidão, parabéns e sucesso em sua caminhada. Namastê !!!

    • Olá querida!

      Fico feliz que tenha gostado desse post. Aqui no blog tem conteúdo de respiração, meditação e outras técnicas também. Eu também tenho um canal no Youtube e fica aqui o meu convite para que você o conheça.

      Agora vamos responder a sua dúvida: Eu sou formada em duas Escolas de Yoga que ensinam Yoga Antigo, original, sem modificações feitas em posturas e nomes de posturas como acontece nos tipos de Yoga mais Modernos. Existem duas posturas (Guerreiro IV – o guerreiro humilde, como você chamou, e V), atualmente, consideradas variações do Guerreiro I ou II.Porém, elas não são consideradas posturas de Yoga tradicionais, e, a V não possui nem um nome em sânscrito. A IV, que você chama de Postura do Guerreiro Humilde, no Yoga Antigo é o shirangustásana e não está na sequência de Posturas do Guerreiro ou Virabhadrasanas. Por isso, você não encontrou essas duas posturas na descrição das sequências, mas eu vou já fazer a parte II e adicionar essas duas para aqueles que entendem que as Posturas do Guerreiro são 5, coisas da vida moderna e eu amei aprender isso com você.

      Muito grata por compartilhar conosco sua dúvida, tenho certeza que vai agregar conhecimento na vida de outros praticantes também.Igualmente te desejo muito sucesso e luz na sua jornada. Um forte abraço, namaste!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *