MEDITAÇÃO GUIADA – Descubra se essa técnica é para você.

Você decidiu meditar, mas ainda se sente um pouco perdido nas técnicas e não sabe muito bem por onde começar? Já tentou meditar e achou desconfortável e desistiu? Calma! Nem tudo está perdido! Nesse artigo eu vou trazer a solução para quem está passando ou já passou por esses obstáculos comuns no caminho da meditação. Trata-se da meditação guiada e como ela pode ser uma excelente ferramenta para te ajudar a dar os primeiros passos nessa jornada sem tropeçar.

Altamente indicada para iniciantes que possuem dificuldade de concentração e falta de paciência, a meditação guiada utiliza a fala de um guia ou condutor para te conduzir a um estado de concentração e transformação interna. Pode ser um áudio, um vídeo ou uma pessoa presente fisicamente, narrando, conduzindo o praticante a um estado intenso de concentração, ou até mesmo um estado meditativo.

Para saber sobre o que é meditação, seus benefícios, como ela atua no seu cérebro, e conhecer um pouco mais sobre o tema, leia: Meditação: um guia para iniciantes (GRATUITO).

 

POR QUE MEDITAR?

 

 

A mente é um grande mistério. Uma vez que você revela o mistério da mente, todos os outros são revelados. A mente é a fonte de toda a felicidade e de toda a tristeza. De todo aprisionamento e de toda liberdade. Quanto mais você sabe sobre a sua mente, mais domínio você terá sobre o mundo que te rodeia.

Ela é um campo energético, uma das melhores manifestações da natureza. É na mente que está guardada todo seu potencial, suas capacidades e a sua inteligência. Já pensou nisso? É lá que também está a sua criatividade. Ela pode criar tudo que quiser e atualmente já se sabe que a mente que cria a própria realidade, sendo capaz, inclusive de criar doenças físicas e emocionais, porque ela armazena experiências incontáveis ao longo da sua vida e manifesta essas experiências de formas muitas vezes inconscientes.

Você pode manter-se fixo em um único pensamento, ou ter milhões de pensamentos e ideias. Pulando de tempo em tempo, você pode estar hora no passado ou hora no futuro. Isso pode se tornar um problema, gerando agitação mental, ansiedade, depressão, estresse e confusão mental.

Por isso, a saúde mental é tão importante. Viajar por dentro da sua mente, conhecê-la e conhecer as suas relações consigo e com o mundo externo, trazem autoconhecimento, paz, confiança e poder de decisão, clareza de ideias, organização, aquietamento, criatividade, entre muitas outras coisas.

No começo pode parecer um pouco difícil de entender todo esse processo, mas ao meditar, intuitivamente, você vai perceber o quanto essa prática é necessária para colocar a casa em ordem.

Porém, antes de começar a meditar é importante um preparo. Cultivar a atitude, a disposição a energia de estar ali, vivenciando esse momento.

Vamos aprender um pouco mais sobre meditação guiada e suas diferenças da meditação silenciosa?

DIFERENÇAS ENTRE A MEDITAÇÃO GUIADA E A MEDITAÇÃO SILENCIOSA.

A meditação guiada, como eu expliquei anteriormente, possui um guia ou condutor. Essa pessoa vai conduzir o seu estado de concentração a um estado meditativo. Essa condução serve para acalmar a mente do praticante. Para que ele diminua seu fluxo de pensamentos e possa se concentrar melhor. Isso pode ser feito levando a concentração do praticante para a respiração, para uma imagem, para uma cena, para um mantra, ou qualquer outra coisa que o guia decida.

Essa forma de meditar é mais confortável para iniciantes, porque muitas pessoas têm dificuldades de se acalmar e acalmar os pensamentos por si só. Por isso, muitas vezes, não entendem muito bem o que é a meditação. O que muitas vezes ocasiona uma guerra interna. Dessa forma, a meditação, que era para ser prazerosa, acaba se tornando uma sessão de tortura.

Eu tenho muita experiência com aulas presenciais de Yoga. Já vi alunos com dificuldade de ficarem quietos com os olhos fechados em silêncio. Muitos abriam os olhos, bocejavam, ou começavam a se coçar! Sim, começava uma coceira sem fim. Isso é um sinal de que a mente ainda não está preparada para esse tipo de meditação. Então, melhor ser conduzido e deixar-se levar por uma voz doce e suave e uma música agradável, até que você possa vencer a sua própria mente e mostrar para ela que é você quem manda!

Uma desvantagem desse tipo de meditação é que o praticante, se não evoluir, por comodidade, pode ficar dependente de áudios e professores para meditar.

A meditação silenciosa não possui guias ou condutores. O praticante se senta em uma posição confortável e inicia sua meditação com técnicas que ele mesmo conhece e que lhe agradam. Por ter experiência, ele escolhe como vai acalmar a sua mente e alcançar o estado meditativo.

Praticantes mais avançados podem ficar horas meditando e usufruindo das sensações geradas sem nenhum sofrimento. Porém, eu recomendo a iniciantes que comecem devagar, preparando corpo e mente para que tenham uma experiência única e satisfatória. Sem traumas, sem abandonar as práticas e sem lesões.

Uma desvantagem da meditação silenciosa é o fato de muitas vezes traumatizar praticantes inciantes pelo desconforto e fazer com que eles abandonem as práticas, apenas por não estarem preparados.

Outra coisa importante que você precisa saber é que a meditação guiada não é uma modalidade de meditação, como a meditação yoga, transcendental, mindfulness, entre outras. Ela é apenas uma forma de conduzir essas meditações. Uma forma moderna que está sendo muito procurada atualmente. Então você pode, por exemplo, ter uma meditação guiada transcendental ou uma guiada mindfulness.

FAÇA UMA MEDITAÇÃO GUIADA

Que tal começar o ano com uma meditação guiada e renovar as energias?

“A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta” – Buddha

Espero que esse artigo tenha te ajudado e inspirado a meditar mais!

Um forte abraço!

Aguardo seu comentário aqui embaixo.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos.

Namaste!

2 comentários sobre “MEDITAÇÃO GUIADA – Descubra se essa técnica é para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *