Você está preocupado com a sua memória? Descubra como melhorar a concentração e memória com Yoga

Você está preocupado com a sua memória? Você precisa melhorar a concentração, pois anda meio desligado? Vive esquecendo onde colocou o celular, a carteira ou as chaves? Se esqueceu do que estava falando agora mesmo ou do nome daquele filme? Saiba que todo mundo passa por situações como essa e que muitas vezes a falta de memória e de concentração estão relacionadas.

Comigo acontece sempre um clássico: chego em casa e muitas vezes não estou concentrada vivendo plenamente o momento presente. Então, estou pensando em outras coisas e guardo as chaves em algum lugar que não prestei atenção. No outro dia… cadê as chaves? Pois é… esqueci… isso é falta de atenção, de concentração e de memória também.

Nesse artigo, eu vou te mostrar como evitar esses pequenos problemas, além de melhorar a concentração para os estudos, para o trabalho, ou simplesmente para ler aquele livro que você tanto quer ler, mas não consegue se concentrar. E ainda, melhorar a memória e com isso ganhar tempo e qualidade de vida.

Você vai ver artigos científicos que comprovam como uma ferramente simples, o Yoga, pode melhorar sua concentração e sua memória com bons resultados. Vai conhecer técnicas simples praticadas em todo o mundo há milhares de anos. E no final, vou te dar outras dicas (que não têm nada a ver com Yoga) mas que vão te ajudar ainda mais.

Se você está gostando desse artigo, continue lendo porque vem muita coisa boa por aí!

melhorar-a-concentracao-com-yoga

ESTUDOS CIENTÍFICOS COMPROVAM QUE O YOGA MELHORA A CONCENTRAÇÃO

O Yoga Sutra de Patanjali, nos ensina que Yoga é a supressão das ondas da mente, ou seja, através da prática se acalma aquele turbilhão de pensamentos, deixando a mente estável, atenta e linear. Por isso, essa prática é tão eficaz para melhorar a concentração.

Vamos ver agora o que a comunidade acadêmica está falando sobre o tema?

#1 Universidade Wayne State, em Detroit, Estados Unidos da América.

Nesse estudo foram selecionadas 30 mulheres estudantes que foram submetidas a 20 minutos de prática de Yoga e meditação e 20 minutos de exercícios aeróbicos. Os resultados obtidos foram:

  • Após a prática de Yoga as participantes estavam mais calmas e relaxadas e após os 20 minutos de exercício aeróbico elas apresentavam sinais de cansaço físico e mental;
  • Por estimular consciência corporal e controle da respiração, o Yoga aumentou o poder de concentração;
  • Observou-se um maior desempenho do cérebro ao fim das práticas de Yoga.

#2 Universidade Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos da América.

A atividade eletroencefalográfica de indivíduos que meditavam diariamente foi observada e comparada com um grupo controle de meditadores ocasionais, por pesquisadores dessa Universidade. Observou-se que as pessoas que meditavam diariamente possuíam ondas mentais amplas conhecidas como ondas mentais gama, grande concentração e aumento da atividade neuronal.

#3 Pesquisadores de Harvard, Yale e MIT.

Após escanearem o cérebro em várias pesquisas, esses estudiosos concluíram que as áreas do cérebro responsáveis pela memória e atenção ficam mais densas quando se medita.

#4 Escola Estadual Bernardo Valadares de Vasconsellos, em Sete Lagoas (MG).

A escola passou a implementar a meditação ou o Tempo de Silêncio entre os seus alunos, e com isso obteve excelentes resultados no desempenho dos mesmos.

melhorar-a-concentracao-com-yoga2

TÉCNICAS DE YOGA PARA MELHORAR A CONCENTRAÇÃO

Dharma Singh Khalsa, autor de Longevidade do Cérebro (Editora Objetiva), presidente e diretor do departamento médico da Fundação Prevenção e Pesquisas sobre Alzheimer (EUA) diz que:

 “Há 15 anos, existiam 4 milhões de pessoas com Alzheimer, hoje já são 5,2 milhões e este número está subindo cada vez mais e rapidamente. Creio que o estresse e o estilo de vida são as causas principais. Já estamos com medo. Há tanto estresse e pressão na nossa sociedade, que está criando uma epidemia de perda de memória.”

Então, vamos ver quais são as técnicas de Yoga que vão ajudar a melhorar a concentração e a sua memória?

#1 Meditação

Para meditar, primeiramente é preciso saber concentra-se. A última parte da prática de Yoga (chamada Samyama) é composta por dharana, dhyana e samadhi. Traduzindo do Sânscrito: concentração, meditação e expansão da consciência. Você vai alcançando esses diferentes graus como se estivesse subindo uma escada.

Primeiro, você descansa a mente no objeto de concentração, depois entra em meditação, para em seguida expandir a consciência e alcançar a meta do Yoga. Para saber mais sobre meditação, acesse esse Guia de Meditação Gratuito que eu preparei para você.

#2 Exercícios de respiração (pranayamas)

Através do controle da respiração e dos ritmos respiratórios o praticante pode melhorar a sua concentração, além de outros benefícios como: ampliar a capacidade pulmonar, aumentar a disposição e energia, oxigenar órgão e tecidos.

Se você ainda não sabe como respirar corretamente, eu recomendo que você leia esse artigo sobre Como Respirar Corretamente e Transformar a sua Vida.

#3 Sequências de posturas

As sequências de posturas feitas de forma fluida ajudam muito a melhorar a concentração. Através da repetição da sequência, o praticante experimenta um estado meditativo. Com isso, acalma a mente e estabiliza as ondas mentais.

A saudação ao sol é um exemplo de sequência fluida que pode te ajudar a melhorar sua concentração. Para aprender a fazer a saudação ao sol, clique aqui.

 

OUTRAS DICAS PARA MELHORAR A CONCENTRAÇÃO

Saindo um pouquinho do Universo do Yoga, eu selecionei algumas dicas para você melhorar a sua concentração e memória em outros momentos do dia:

  • Tomar suco com beterraba. Ela estimula a circulação e o metabolismo, melhorando a concentração;
  • Aumentar o consumo de alimentos ricos em Ômega 3;
  • Ter sempre um bloco de anotações por perto;
  • Diminuir o uso de smartphones, notebooks, redes sociais, etc;
  • Comer um pedaço de chocolate meio amargo ou amargo pelo menos uma vez por semana (Amo essa!);
  • Faça listas;
  • Divida tarefas grandes em pequenas partes.

melhorar-a-concentracao-com-yoga3

CONCLUSÃO

Não deixe que a correria do dia a dia e os inúmeros estímulos externos aos quais você está exposto acabem com a sua concentração e memória. Saiba respeitar os limites da sua mente e fazer pausas. Pratique Yoga, meditação, faça listas, tome nota, seja mais organizado. Dessa forma, você vai garantir a sua saúde mental.

Espero que você tenha gostado da leitura e tenha se concentrado até o final!

Agora conta pra mim o que você já faz para ajudar sua concentração e memória?

Espero seu comentário.

Um forte abraço.

Até a próxima.

Namaste.

 

 

Um comentário sobre “Você está preocupado com a sua memória? Descubra como melhorar a concentração e memória com Yoga

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *