Confira 3 exercícios de respiração do Yoga (PODEROSOS!) que vão te ajudar a se livrar da ansiedade e a relaxar.

 

Ansiedade, substantivo feminino, aflição, agonia, desejo veemente e impaciente. Já sentiu isso? Eu aposto que sim. Algumas vezes na vida. Nesse artigo você vai aprender a se livrar da ansiedade com três exercícios respiratórios simples, porém poderosos e eficientes.

Você sabia que a ansiedade deriva do medo? A intensidade da ansiedade que você sente é proporcional ao medo que você também sente. E que muitas vezes é inconsciente.

Nem sempre isso é ruim. Essas sensações podem te ajudar a prevenir situações desagradáveis que você viveu no passado. O problema é quando elas se tornam frequentes e muito intensas.

Augusto Cury, no livro “Ansiedade, como enfrentar o mal do século” diz:

“Como o Mestre sempre dizia, “é possível fugir dos monstros de fora, mas não dos de dentro”. E é incrível como a mente humana tem facilidade em criar fantasmas para assombrá-la. Em plena era digital, os sentimentos primitivos continuavam vivos.”

Da mesma forma que a mente pode criar “monstros” como a ansiedade para assombrá-la, ela pode se acalmar, relaxar e se relacionar bem com esses “monstros”, de forma que eles não a assustem mais e você pode se livrar da ansiedade através do controle e saúde mental.

MAS COMO É POSSÍVEL LIVRAR-SE DA ANSIEDADE COM YOGA?

Existem muitas formas de se livrar da ansiedade. Através da medicina tradicional, alternativa, Yoga, exercícios. Com técnicas de respiração do Yoga, por exemplo, se acalma a mente e as emoções, combatendo a ansiedade de forma eficiente. Ao se concentrar na respiração o praticante passa a observar o fluxo de ar, oxigena seus tecidos e órgãos e preenche o corpo com energia vital, trazendo uma sensação de paz e bem-estar.

Eu selecionei 3 exercícios de respiração que podem ser feitos diariamente por poucos minutos. Não deixe para realizar-los apenas quando se sentir ansioso. Com o tempo, a ansiedade vai diminuir naturalmente, dia após dia.

Está gostando desse artigo sobre como se livrar da ansiedade? Cadastre-se em nossa lista para receber outros artigos e novidades no seu e-mail!

Faça esses exercícios sentado com as pernas cruzadas e a coluna ereta, ou sentado se preferir.

Respire sempre pelas narinas, de forma lenta e profunda.

1 Respiração com ritmo.

Os ritmos respiratórios auxiliam na concentração e na expansão da capacidade pulmonar. Eles remetem a estados avançados de consciência trazendo sensações de bem-estar e conexão quando experimentados por alguns minutos.

Então, em um ritmo como o 1-2-3-0, utilizado para renovar as energias, você deve inspirar em um tempo que você escolher. Pode ser, por exemplo 4 segundos. Retenha o ar nos pulmões pelo dobro do tempo, ou seja, 8 segundos. E solte o ar no triplo desse tempo, 12 segundos. Esses números são apenas exemplos. Você pode fazer 5-10-15, 3-6-9, 6-12-18, de acordo com a sua capacidade pulmonar e desde que seja confortável para você. Lembre-se que o objetivo é sentir-se bem e confortável.

Faça por 5 a 10 minutos e observe seus efeitos.

2 Respiração abdominal.

Esse Pranayama ajuda a relaxar profundamente. elimina o cansaço e a ansiedade em poucos instantes. Comece soltando todo o ar, encolhendo o abdômen. Ao inspirar projete o abdômen para fora e ao expirar recolha o abdômen. Repita dessa forma. Se preferir leve as mãos ao abdômen para acompanhar o movimento.

Comece com 5 a 10 minutos.

3 Nadi Shodhana Pranayama, a respiração alternada.

Coloque os dedos indicador e anelar da mão direita na raiz das sobrancelhas, esvazie por completo os pulmões. Obstrua a narina direita com o dedo polegar e inale pela esquerda. Retenha o ar nos pulmões. Feche a narina esquerda com o dedo anelar e libere a narina direita retirando o polegar dela, exale por essa narina. Aqui você completou um ciclo. Inspire por essa mesma narina e retenha o ar. Com eles cheios, troque de narina, obstruindo a direita com o polegar expirando pela esquerda. Faça novos ciclos inspirando pela mesma narina que expirou sempre, agora é a esquerda, troque para a direita, obstruindo a esquerda com o dedo anelar. Prossiga dessa maneira, inspirando sempre pela mesma narina que expirou, trocando a narina na expiração.

Faça novos ciclos por 5 ou 10 minutos.

Espero que esses exercícios te ajudem a combater a ansiedade e te ajude a ter uma vida mais harmoniosa e serena.

Gostou? Então compartilhe esse post nas redes sociais e ajude a divulgar essa ideia!

Namaste.

2 comentários sobre “Confira 3 exercícios de respiração do Yoga (PODEROSOS!) que vão te ajudar a se livrar da ansiedade e a relaxar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *