Como fazer Yoga combate o estresse e te deixa mais feliz.

O ritmo de vida está cada vez mais acelerado. As relações estão cada vez mais complicadas. A vida está cada vez mais difícil. E parece que 24 horas não são mais suficientes para se fazer tudo aquilo que é necessário. Dessa forma, o estresse, grande vilão do mundo moderno, se instala de forma discreta e  se manifesta de diferentes formas na vida de cada um. Quem nunca se sentiu estressado e sem energia? Nesse artigo, eu vou te mostrar como fazer Yoga combate o estresse e te deixa mais feliz.

É um desafio atual conquistar a paz interior, a qualidade das relações, ter mais tempo para cuidar de si,ter saúde e bem-estar, além de cumprir com todas as obrigações diárias com louvor. É preciso cumprir com uma agenda cheia de compromissos, seja você um empresário, médico, estudante ou uma dona de casa.

Porém, apesar de difícil, você deve procurar encontrar um equilíbrio em meio a toda essa turbulência do dia a dia. O estresse é uma armadilha que começa silenciosa. Muitas vezes, quando o diagnóstico é feito, já se está com vários sintomas e é mais difícil de controlá-lo ou curá-lo.

Quer aprender como acabar com esse problema de uma vez por todas? Então, continue lendo esse artigo e descubra como reduzir ou até mesmo eliminar esse mal.

Quer receber mais artigos como esse?? Para receber mais artigos como esse e novidades por e-mail, cadastre-se abaixo.

O QUE É ESTRESSE?

O estresse é um mecanismo fisiológico que libera uma série de substâncias no nosso corpo, a mais famosa delas é a adrenalina.

O dicionário Aurélio, nos explica que o estresse é:

“O conjunto de reações do organismo a agressões de ordem física, psíquica, infecciosa, e outras capazes de perturbar a homeostase (equilíbrio).”

Mas, você sabia que nem sempre ele é maléfico para o organismo?

Na verdade, antigamente, quando o homem não tinha uma vida tão agitada, as situações que geravam estresse não eram muito frequentes. Com isso, o estresse não fazia mal, e sim ajudava em alguns aspectos através da liberação dessas substâncias, como a fugir ou a lutar com o inimigo, por exemplo.

O problema é que, atualmente, as situações de estresse são muitos frequentes. Dessa forma, as consequências da liberação dessas substâncias, como o aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos ocorre sempre que você se depara com aquele trânsito caótico no caminho daquele compromisso importante, do trabalho que não termina, da conta que vence quando o dinheiro acabou, e outras infinidades de coisas que você já conhece muito bem.

Assim, o estresse passa a ser um processo crônico e extremamente prejudicial. Pode causar infartos, diferentes manifestações de dores corporais, obesidade, crises de pânico, de ansiedade e até mesmo depressão. É dessa forma, reconhecido como uma síndrome que afeta vários órgãos e sistemas.

Hoje em dia, uma pessoa que possui uma vida mais tranquila e equilibrada, vai ser menos exposta a essas reações químicas e por isso, existe grande probabilidade de não sofrer as consequências do estresse crônico.

Para ter mais paz e equilíbrio é necessário lançar mão de algumas estratégias. Não é impossível e com algumas mudanças de hábito você pode conseguir. daqui a pouco você vai entender como fazer yoga pode trazer mais paz e equilíbrio para o seu dia a dia.

Leia também: Yoga para dor nas costas – Como essa prática antiga pode te curar.

Leia ainda:  Como evitar uma crise de ansiedade e viver melhor com Yoga.

VOCÊ ESTÁ ESTRESSADO?

Agora, será que você anda estressado? Veja os principais sintomas físicos e psicológicos desse mal, que ficou conhecido como mal do terceiro milênio.

  • Ansiedade, angústia, nervosismo, preocupação em excesso;
  • Problemas cardíacos e gastrointestinais;
  • Irritação, medo, impaciência, tontura;
  • Facilidade em ficar doente;
  • Problemas de concentração e de memória;
  • Alergias, asma, insônia;
  • Desorganização, dificuldade em tomar decisões;
  • Tensão muscular, mãos frias e suadas;
  • Cometer mais erros que o habitual;
  • Dor de cabeça ou enxaqueca, problemas de pele;
  • Sensação de perda do controle;
  • Queda de cabelo anormal;

Ao observar alguns desses sintomas com alguma regularidade, você deve ficar de olho. Em muitos casos um médico ou psicólogo deverá ser consultado para um suporte adequado e seguro.

Os sintomas podem ser de diferentes graus dependendo de cada indivíduo.

O importante é tratar esses sintomas antes que eles se desenvolvam a problemas ainda mais graves.

COMO FAZER YOGA COMBATE O ESTRESSE

De acordo com um estudo publicado pela Alternative Medicine Review: A journal of clinic theraupetic, o estresse e a ansiedade contribuem significativamente para o surgimento de muitas doenças e diminuição da qualidade de vida.

Esse estudo relata o Yoga como uma forma não-farmacológica de reduzir ou até mesmo curar essas enfermidades com resultados promissores. Foram avaliadas 35 pessoas, das quais 25 demonstraram melhora significativa nos sintomas de ansiedade e estresse.

O Yoga é capaz de diminuir os níveis de cortisol e adrenalina presentes na corrente sanguínea. Essas substâncias, liberadas quando você está estressado te fazem sentir sobrecarregado, irritado, com aquela sensação de estar no limite. Para isso, uma só prática de Yoga não basta. é necessário ter regularidade e disciplina para praticar pelo menos de duas a três vezes na semana.

Em uma prática de Yoga, várias técnicas combatem o estresse, como as posturas psicofísicas, os pranayamas (exercícios de respiração), o yoganidra (relaxamento) e a meditação.

Uma das causas do estresse é viver demasiadamente no passado ou preocupado excessivamente com o futuro. O Yoga te encoraja, através das suas técnicas, a viver o momento presente sem se preocupar com o que passou ou com o que virá.

As técnicas aprendidas durante a prática, podem ser usadas em qualquer momento do dia em que o praticante sentir necessidade. Portanto, você pode utilizar uma técnica de respiração que vai te deixar mais tranquilo quando você estiver na fila demorada do banco, por exemplo.

Posturas do Yoga

Praticar exercícios físicos é a recomendação número um de médicos e psicólogos para tratar o estresse. Porém, exercícios muito intensos podem aumentar o seu nível de cortisol, o que pode colocar o seu corpo em situação de estresse.

As posturas de yoga, chamadas também de ásanas, não são tão agressivas ao organismo, além de possuírem inúmeros benefícios como: aumento do alongamento e flexibilidade, ganho de tônus muscular, favorecem o bom funcionamento dos órgãos internos, ajudam a emagrecer, trabalham a concentração, entre outros.

Pranayamas

Existe uma razão pela qual existe a expressão “Respire fundo!” quando alguém está estressado ou nervoso. A respiração profunda retarda o sistema nervoso simpático (aquele que libera substâncias como cortisol e adrenalina no seu sangue quando você está estressado e que em excesso te fazem mal). Por isso, a situação de estresse é controlada ou até mesmo bloqueada.

Além disso, a respiração profunda do Yoga aumenta a oxigenação dos órgãos e tecidos, principalmente do cérebro. Isso faz com que você tenha maior capacidade intelectual de resolver os problemas que desencadearam o estresse.

Yoganidra

Estresse e uma boa noite de sono não combinam muito. Uma pessoa que tem insônia fica estressada consequentemente. E a recíproca é verdadeira. Uma pessoa estressada, possivelmente tem insônia.

As técnicas de relaxamento do Yoga são bastante efetivas no tratamento da insônia.

Eu já comprovei isso em muitas aulas. Muitos alunos que têm insônia, não resistem a essa parte da prática e dormem profundamente ainda na aula!

Meditação

Um estudo da American Journal of Health Promotion, concluiu que os níveis de estresse foram significativamente reduzidos em um grupo de pessoas que participaram de um estudo, no qual meditaram por 8 semanas todos os dias.

Além disso, a música das aulas de yoga mudam o seu humor. uma pesquisa realizada pela Journal of Music Therapy, comprovou que escutar músicas relaxantes reduz os sintomas de ansiedade, taquicardia e hipertensão. E por que isso acontece? Porque esse tipo de música é capaz, também, de reduzir os níveis de cortisol e produz endorfinas.

Agora que você entendeu como fazer yoga pode acabar com o seu estresse, é só começar a praticar!

Tem alguma dúvida sobre como começar a praticar? Deixe a sua dúvida nos comentários. Será um enorme prazer ajudar. Críticas e sugestões também são bem aceitas.

Espero que esse artigo tenha te ajudado.

Um forte abraço.

Namaste.

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *