Como evitar uma crise de ansiedade e viver melhor com Yoga.

Hoje em dia é muito comum encontrar pessoas que já experimentaram uma crise de ansiedade e calcula-se que muitas outras irão experimentar futuramente, em algum momento de suas vidas, devido ao estilo de vida atual, entre outros fatores.

Além de trazer mal estar psicológico, uma crise de ansiedade pode ainda interferir fisicamente naquele que a vivencia.

O Yoga vem sendo considerado uma importante ferramenta como tratamento auxiliar para quem sofre desse mal. Muitos estudos estão sendo realizados e seus resultados comprovam que essa prática possui muitos benefícios, como sensação de bem-estar, relaxamento, paz interior e possui excelente custo-benefício para quem decide iniciar suas práticas.

Eu já vi muitas pessoas próximas a mim sofrerem com esse problema e já tive muitos alunos que melhoraram bastante utilizando o Yoga junto ou não com outros tratamentos. Isso depende de cada caso.

Nesse artigo eu elaborei uma sequência simples e fácil de Yoga que vai te ajudar a prevenir uma crise de ansiedade e se sentir melhor.

Antes de mais nada, eu quero deixar bem claro que essa prática não deve ser feita no momento da crise, e sim de forma preventiva, algumas vezes na semana, para que a crise de ansiedade de fato não chegue a acontecer. A prática de Yoga deve se tornar um hábito e você deve estar consciente que os resultados ocorrem a longo de médio a longo prazo, embora algumas pessoas o alcancem em curto prazo. E obviamente, um especialista deve ser consultado antes do início das práticas.

yoga-93

PORQUE O YOGA TEM O PAPEL DE TRATAMENTO AUXILIAR EM PESSOAS COM CRISE DE ANSIEDADE?

 

Primeiramente eu recomendo que você saiba um pouco mais sobre os benefícios do Yoga clicando aqui.

Agora vamos ver algumas razões que fazem esta prática ser cada vez mais recomendada para quem tem transtornos de ansiedade em diferentes graus:

  • É um tratamento natural com resultados comprovados cientificamente;
  • Não possui efeitos colaterais;
  • É capaz de melhorar expressivamente diferentes domínios do estado de saúde, como a saúde mental e a função do papel emocional através da meditação e respiração;
  • Através das técnicas de Yoganidra, o praticante experimenta um relaxamento profundo;
  • É comprovado cientificamente que o Yoga eleva os índices de GABA (principal neurotransmissor inibitório no Sistema Nervoso Central) e serotonina, que agem no Sistema Nervoso Central, trazendo sensação de paz, bem-estar e relaxamento;
  • O Yoga proporciona desaceleramento mental;
  • O autoconhecimento é muito importante para que o praticante entenda as causas de seus problemas emocionais. O Yoga e a meditação abrem as portas para o conhecimento sobre si mesmo.

DICAS PARA REALIZAR ESSA PRÁTICA

yoga-97

Toda prática de Yoga deve ser feita com respeito e amor pelo próprio corpo. Para saber como praticar Yoga com segurança leia esse artigo.

Agora eu vou te dar algumas dicas para que você aproveite ao máximo essa prática:

  • Encontre um lugar calmo e agradável;
  • Faça uma seleção de músicas que te inspire;
  • Use seu Yoga mat, ou tapetinho de Yoga;
  • Desligue o celular e se desligue de tudo que não for o momento presente;
  • Comece com alguns exercícios de respiração. Se você não conhece nenhum exercício de respiração do Yoga, clique aqui para conhecer 3 exercícios de respiração do Yoga (PODEROSOS!) que vão te ajudar a se livrar da ansiedade e a relaxar;
  • Depois que essa sequência acabar, deite-se no solo e procure relaxar profundamente.
  • Ao final do relaxamento, sente-se para meditar uns 5 ou 10 minutos. Não sabe como meditar? Aprenda aqui.

VAMOS PRATICAR?

Veja agora o vídeo com uma sequência de posturas que vai te ajudar a evitar uma crise de ansiedade no futuro e aproveite para relaxar no final!

 

Você já pratica yoga para diminuir a ansiedade? Quais técnicas você usa? Quer começar? Conta pra mim nos comentários!

Um forte abraço!

Namaste.

Foto: André Amorim

Referências:

https://psicologado.com/psicopatologia/transtornos-psiquicos/a-pratica-do-yoga-como-tratamento-alternativo-na-intervencao-do-transtorno-da-ansiedade

 

2 comentários sobre “Como evitar uma crise de ansiedade e viver melhor com Yoga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *