Conheça 11 benefícios do Yoga que vão fazer você querer começar a praticar agora mesmo.

Você sabia que praticar Yoga proporciona inúmeras consequências naturais ao organismo? Desde os primeiros dias de prática é possível perceber os benefícios do Yoga. Quanto maior a frequência das aulas em grupo ou das práticas individuais, melhores serão os resultados.

Muitos desses benefícios vêm sendo comprovados cientificamente. Basta uma rápida pesquisa para saber que não apenas o Yoga, mas também a meditação (parte da prática de Yoga) estão sendo estudados por beneficiar a saúde de forma generalizada. Corpo e mente se tornam mais saudáveis e o praticante passa a experimentar mais qualidade de vida e bem-estar.

Nesse artigo você vai conhecer 11 benefícios do Yoga para te inspirar e fazer você começar a praticar agora mesmo.

Mas atenção! Antes de falarmos sobre os benefícios do Yoga, vamos entender qual o objetivo, a meta, principal dessa prática milenar.

Quando decidimos praticar Yoga pela primeira vez, não imaginamos que existe um propósito maior por trás das técnicas que realizamos.

Eu estou falando na primeira pessoa do plural porque me incluo nesse círculo de pessoas que, assim como eu, foram procurar Yoga interessadas em beneficiar seus sistemas, seja para ganhar tônus muscular, força, flexibilidade, concentração, ou qualquer outra consequência natural que praticar Yoga ocasiona.

Acontece que, o Yoga é praticado há milhares de anos, por diversas pessoas, para se alcançar um objetivo comum, uma meta. E se você não sabe disso ainda, preste muita atenção. O principal objetivo de quem pratica essa filosofia de vida é a expansão da consciência e autoconhecimento, obtidos quando o praticante atinge o Samádhi (estado de hiperconsciência).

Através dos exercícios respiratórios (Pránáyámas), posturas de Yoga (Ásanas) e meditação, pode-se fazer uma ligação entre o hemisfério cerebral direito (dominado) com o hemisfério cerebral esquerdo (dominante). Com a interação desses hemisférios, alcança-se um estado de autoconhecimento e harmonia das emoções.

Essa é uma explicação científica feita através de estudos com monges budistas.

Gostou? Eu acho muito interessante como os benefícios do Yoga alcançam de forma tão profunda a saúde mental. Atualmente estamos caminhando para uma vida mais consciente e mais saudável. E o Yoga é uma excelente base para isso.

Em seu livro, Lights on Yoga, B. K. S. Iyengar diz:

“Sócrates advertia: conhece a ti mesmo. Conhecer a si mesmo é conhecer seu corpo, sua mente, sua Alma. A ioga, como costumo dizer, é como a música. O ritmo do corpo, a melodia da mente e a harmonia da Alma criam a sinfonia da vida.”

Agora que você entendeu que o Yogi, ou praticante de Yoga, não busca apenas os benefícios do Yoga, você já pode saber quais as principais consequências naturais de se realizar as técnicas do Yoga.

Os benefícios do Yoga são apenas consequências. Você vai experimentar muito mais do que isso.

BENEFÍCIOS DO YOGA

Por ser uma prática saudável, fazer Yoga gera frutos benéficos para o organismo de quem o pratica. Os principais benefícios do Yoga são:

1 Redução do estresse.

Sem dúvidas o estresse é um dos grandes vilões do século para toda a humanidade. De crianças a idosos, muitos sofrem com as consequências do estresse crônico.

Para saber mais sobre como o Yoga pode te ajudar a combater o estresse e a ser mais feliz, leia o artigo:

Como fazer Yoga combate o estresse e te deixa mais feliz.

Praticar Yoga promove uma homeostase (equilíbrio) psicofísica no indivíduo promovendo saúde e qualidade de vida.

Fisiologicamente, ocorre uma diminuição do lactato arterial reduzindo a ansiedade e o estresse.

Os Pránáyámas (exercícios respiratórios) auxiliam no controle das emoções e energizam o corpo pela expansão da bioenergia e, juntamente com Ásanas (posturas do Yoga), Yoganidra (técnicas de relaxamento) e meditação deixam o indivíduo mais consciente e tranquilo.

2 Aumento da memória em 12% e ampliação da percepção em até 40%.

Com a rotina tumultuada que vivemos e com tantas coisas tirando a sua atenção como facebook, whatsapp, etc, fica fácil esquecer as coisas e se desconcentrar.

Um dos benefícios do Yoga, comprovado cientificamente (por isso tenho números!), vai te ajudar a resolver mais esse problema do mundo moderno.

Para saber mais sobre esse assunto, leia o artigo:

Você está preocupado com a sua memória? Descubra como melhorar a concentração e memória com Yoga

Através da meditação ocorre uma melhora da concentração e da percepção. Assim o praticante fica mais atento. O que faz a memória melhorar bastante.

3 Combate a insônia.

Ao praticar Yoga você aprende a controlar o fluxo de pensamentos. Na maioria das pessoas, esse fluxo é muito intenso. Basta chegar a hora de dormir, que vêm aquele turbilhão de pensamentos atrapalhando o sono. Além disso, o praticante de Yoga aprende técnicas de relaxamento que aliviam as tensões físicas, emocionais e mentais.

4 Emagrecimento.

Muita gente têm essa dúvida, mas é possível aformar que o Yoga emagrece.

Ocorre uma regulação hormonal e queima de gordura através das posturas do Yoga, também chamadas de Ásanas. Além disso, Yoga promove equilíbrio emocional. Ser mais equilibrado emocionalmente é uma maneira de controlar o peso, já que muitas pessoas ansiosas comem mais do que deveriam.

Para saber mais:

Praticar Yoga emagrece? Veja 4 razões para praticar e perder peso.

5 Yoga promove uma boa postura.

Praticar Yoga previne e ameniza problemas de coluna.

Se você sofre de dores nas costas, precisa ler esse artigo:

Yoga para dor nas costas – Como essa prática antiga pode te curar.

6 Melhora a energia sexual.

É uma opção complementar para tratamento de impotência sexual e frigidez: a prática regular aumenta a energia sexual e o prazer sensorial, além de possuir uma atuação bastante intensa em glândulas endócrinas.

7 Promove tônus muscular, aumento da flexibilidade e alongamento.

As posturas do Yoga atuam beneficiando as articulações e a musculatura do praticante. Ao realizar as posturas do Yoga, os músculos se tornam mais fortes, protegendo as articulações. A flexibilidade ajuda no combate a dores de coluna e das articulações.

8 Auxilia no tratamento da depressão.

É comprovado cientificamente que o Yoga auxilia no tratamento de depressão, crises de ansiedade, e outras doenças psíquicas.

9 Melhora de todos os sistemas.

As técnicas do Yoga melhoram a circulação sanguínea e aumentam a quantidade de oxigênio circulante no organismo, o que beneficia todos os órgãos e glândulas.

Dessa maneira, todos os sistemas: digestório, urinário, reprodutor, nervoso, respiratório, entre outros, são beneficiados.

10 Ajuda a controlar a pressão arterial.

Foi comprovado através de pesquisas que a prática de Yoga auxiliou no controle da pressão arterial de mulheres que apresentavam pressão alta, mas que não tomavam medicamentos.

11 Promove a longevidade.

Praticantes de Yoga possuem uma atividade 30% maior da enzima telomerase. Ela repara estruturas dos cromossomos cujo encurtamento está associado ao envelhecimento.

Esses são os principais benefícios  do Yoga, porém outros podem ser observados. Não é maravilhoso?

Não esqueça de deixar um comentário me contando o que você achou desse artigo e quais benefícios do Yoga você já percebe ao longo do tempo em que vem praticando Yoga.

Um forte abraço.

Até a próxima.

Namaste.

Foto: André Amorim

 

Um comentário sobre “Conheça 11 benefícios do Yoga que vão fazer você querer começar a praticar agora mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *