Saiba como aprender a respirar corretamente e transforme sua vida

Você sabe respirar? A vida se inicia com a primeira inspiração e termina com a última expiração. O ar é a nossa conexão com esse planeta. É por isso que é importante aprender a respirar corretamente.

O ser humano comum consegue viver aproximadamente 60 dias sem comida e alguns dias sem água, mas sem ar não sobrevive muitos minutos e sem energia vital nem um minuto sequer.

Por isso, aprender a respirar corretamente é muito importante. Muitas pessoas não se atentam para isso, e passam a vida toda sem nem perceber como respiram. Respirar é viver e respirar bem significa qualidade de vida.

A maioria das pessoas utiliza apenas uma pequena parte dos seus pulmões para respirar, e a parte restante, inutilizada, vai perdendo a sua capacidade de atuação.

As técnicas respiratórias do Yoga se chamam Pranayamas e além de aumentarem a capacidade pulmonar, expandem a energia vital pelo corpo. Essa energia é chamada Prana e está presente no sol, nas plantas e em alimentos vivos. Assimilamos essa energia através da respiração e de uma boa alimentação, o que proporciona vitalidade, disposição e bem-estar.

Outro benefício dos Pranayamas é que eles auxiliam no controle das emoções, reduzindo o estresse e proporcionando ao praticante a capacidade de substituir emoções negativas como medo, insegurança, raiva ou angústia por sentimentos como autoconfiança, felicidade, serenidade e paz..

Se você deseja aprender a respirar melhor continue lendo este post.

Nesse post, você vai aprender a respirar corretamente. Através de uma respiração bem executada é possível expandir a capacidade dos pulmões e trazer maior quantidade de oxigênio por ciclos respiratórios para o interior do nosso corpo, oxigenando melhor nossos tecidos e órgãos.

Leia este post quantas vezes forem necessárias até que você possa executar as técnicas sozinho, sem ler.

      Meus alunos em um workshop que eu ministrei, aprendendo respiração alternada.

Então, vamos aprender a respirar corretamente!

Para começarmos a nossa vivência de como aprender a respirar corretamente, é necessário que você se sente em uma posição confortável. Deixe as pernas cruzadas e a coluna ereta.

Deixe as mãos sobre os joelhos com as palmas das mãos voltadas para cima. Abra o peito, alinhe e relaxe os ombros, deixe a fisionomia descontraída. Feche os olhos. Observe se você não está tencionando, sem querer, alguma parte do seu corpo. Se estiver, relaxe.

Se essa posição for cansativa para você, sente-se em cima de uma almofada. Dessa forma, você vai elevar o quadril e vai ajudar a baixar os joelhos. Existe ainda a possibilidade de deitar-se no solo com o abdômen para cima. Com o tempo, você se acostumará com a postura sentada.

A respiração descrita aqui é a respiração completa. Chamada em sânscrito de Maha Pránáyáma ou Prana Kriya.

Antes de aprendermos essa técnica é necessário dividir a nossa respiração em três partes: baixa, média e alta.

Respiração diafragmática ou abdominal

figure-1

A respiração baixa ou abdominal é chamada em sânscrito de Adhama Pranayama.

Para iniciar essa respiração, leve suas mãos ao abdômen e concentre a sua atenção nessa região.

Inspire pelas narinas de forma lenta projetando o abdômen para fora concentrando o ar na parte baixa dos pulmões.

Ao expirar encolha o abdômen sentindo as mãos afundarem.

Imagine que seu abdomên é como um balão de gás: quando o ar entra ele se dilata, quando o ar sai ele esvazia.

Observe se você está movimentando apenas a região abdominal.

Essa respiração deve ser feita sempre pelas narinas, de forma lenta e profunda.

Experimente por alguns instantes com os olhos fechados e a atenção voltada para a respiração sem pensar em outras coisas.

Respiração Intercostal ou costal

proper-breathing-photo

Agora leve as mãos à região das costelas com os polegares voltados para trás e passe para a respiração média, costal ou Madhyama Pranayama.

Inspire afastando as suas mãos lateralmente. Ao expirar tente unir as mãos novamente.

A sua concentração deve estar na parte média dos pulmões, que é a região para onde você deseja direcionar o ar. Quando o ar entra na parte média dos pulmões, as costelas se expandem lateralmente. Quando o ar sai, elas retornam.

Deixe sempre a respiração nasal, lenta e profunda. Tente não mover o abdômen nem o peito.

Respiração peitoral

diaphragm

Agora leve as mãos para a região do peito.

Passando para a respiração alta ou peitoral, Uttama Pranayama.

Leve as suas mãos para a região peitoral e a sua atenção para a parte alta dos pulmões. Ao inspirar eleve o peito. Expirando desça o peito, observando se você não está movimentando as costelas nem o abdômen.

Concentre-se nessa respiração e permaneça por alguns instantes.

Se a posição das pernas estiver desconfortável, troque. Você pode ainda se deitar com o abdômen para cima.

 

Respiração completa

11174977_394086774128165_7586632003181586348_n

Agora você vai aprender a respirar corretamente com a respiração completa. Essa a respiração que utilizamos nas práticas de Yoga a maioria do tempo. É a união dessas três que você aprendeu.

Inspire, e na mesma inspiração comece inflando os pulmões de baixo para cima. Projete o abdômen para fora, afaste as costelas e eleve o peito. Soltando o ar vá esvaziando de cima para baixo. Baixando primeiro o peito, unindo as costelas e contraindo o abdômen.

Mais uma vez: Inspire e na mesma inspiração comece inflando os pulmões de baixo para cima. Projete o abdômen para fora, afaste as costelas e eleve o peito. Soltando o ar vá esvaziando de cima para baixo. Baixando primeiro o peito, unindo as costelas e contraindo o abdômen.

Se quiser acompanhe o movimento do tronco com as mãos para ir se familiarizando com o exercício. Como mostra a foto acima.

Essa foto é muito especial para mim. Eu gostaria de compartilhar com você esse momento. Essa menina que está ao fundo é a minha filha, e na frente está uma de suas melhores amigas. Elas estavam em uma vivência de como aprender a respirar corretamente, em um de meus cursos ministrados em Brasília – DF. Como é lindo poder transmitir conhecimento para as pessoas que você ama e ensiná-las a ter mais saúde e qualidade de vida.

Saiba mais sobre a respiração completa

Agora que você já experimentou essas três respirações, você pôde perceber que a respiração abdominal é a mais profunda das três. Essa respiração é responsável por aproximadamente 60% da sua capacidade pulmonar.

A respiração intercostal ou costal é menos profunda, cabendo menos ar que a respiração anterior, sendo responsável por aproximadamente 30% da capacidade pulmonar.

A respiração peitoral, é responsável por apenas 10%.

A maioria das pessoas respira apenas com a parte alta dos pulmões, utilizando muito pouco da capacidade total desse órgão. Isso acontece devido às pressões e emoções a que somos submetidos ao longo da vida.

Nascemos sabendo respirar e desaprendemos. Essa retomada da respiração é como um renascimento.

Com a respiração completa você utiliza 100% dos pulmões melhorando a oxigenação do seu organismo e com isso melhora o funcionamento de todos os seus sistemas.

Reserve um horário do seu dia para se dedicar a aprender a respirar corretamente, e veja como é transformador! Quando você estiver familiarizado com a técnica de respiração completa, você verá que ela irá se tornar a sua respiração habitual. Assim, você estará utilizando seus pulmões em plena capacidade, trazendo mais vitalidade e energia para a sua rotina.

Eu também falo sobre esse assunto no meu canal do Youtube. Veja aqui os vídeos sobre esse assunto:

Quer receber mais artigos como esse? Então cadastre-se na nossa lista!

Gostou desse post? Então comente! Seu comentário é importante!

8 comentários sobre “Saiba como aprender a respirar corretamente e transforme sua vida

    • Oi Brunna! Tudo bem? Que bom que você está com vontade de iniciar suas práticas e estudar. Assim, você vai se desenvolver bem mais rápido e aprender mais também. Eu estou a disposição para tirar suas dúvidas e também se precisar de recomendações de livros, cursos ou outras dicas fique a vontade para conversar comigo! Entre em contato no contato@vivayogaonline.com e a gente conversa! Um abraço! Boas práticas! Namaste!

  1. Excelente este post!
    Como podemos melhorar nossa saúde física e emocional utilizando essa maravilhosa técnica.
    Irei praticar já.
    Gratíssima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *